A EXCLUSÃO ESCOLAR NO CEFET-RS: DO CURSO INTEGRADO AO CURSO MODULAR / Dropouts in the CEFET-RS: from the integrated course to the modular one

Autores

  • Manoel José Porto Júnior CEFET-RS
  • Mauro Augusto Burkert Del Pino UFPEL
  • Giana Lange do Amaral UFPEL

Palavras-chave:

Exclusão escolar, Ensino técnico, Trabalho e educação

Resumo

Este artigo analisou a exclusão escolar no CEFET-RS entre os anos de 1980 e 2006. Procuramos relacionar os indicadores referentes aos processos de exclusão escolar com as mudanças que ocorreram nas estruturas dos cursos técnicos de nível médio, determinadas pelas alterações no mundo da produção. A pesquisa utilizou fontes
documentais e bibliográficas. Concluiu-se que o curso anual integrado obteve os melhores indicadores de sucesso, enquanto o modular teve os maiores indicadores de exclusão.

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Como Citar

PORTO JÚNIOR, M. J.; DEL PINO, M. A. B.; AMARAL, G. L. do. A EXCLUSÃO ESCOLAR NO CEFET-RS: DO CURSO INTEGRADO AO CURSO MODULAR / Dropouts in the CEFET-RS: from the integrated course to the modular one. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 18, n. 1, p. 89–105, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8622. Acesso em: 28 nov. 2021.

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