O CARÁTER ONTOLÓGICO DO TRABALHO: IMPLICAÇÕES PARA A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO / The ontological character of work: implications for the relationship work and education

Autores

  • Adilene Gonçalves Quaresma FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG
  • Antonio Julio Menezes Neto UFMG

Palavras-chave:

Trabalho-educação, Caráter ontológico do trabalho, Práxis socila

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar a análise das implicações da compreensão do caráter ontológico do trabalho para a relação trabalho-educação. O referencial teórico compreende os conceitos de trabalho em Marx e a discussão sobre a ontologia marxiana do ser social de Lukács. O texto resulta da pesquisa bibliográfica realizada no Doutorado sobre a relação trabalho-educação no Projeto Político-Pedagógico do MST em escolas de assentamentos em Minas Gerais, concluída em fevereiro de 2011. A abordagem é feita a partir dos seguintes tópicos: O caráter ontológico do trabalho: do ser natural ao ser social - sociabilidade, cultura e história; o debate sobre a centralidade do trabalho e a prioridade ontológica do trabalho - sua contribuição para o processo de formação. A análise realizada levou a concluir que como atividade que se constitui como mediação de primeira ordem entre homem-natureza, a partir desta outras mediações se estruturam e, portanto, a necessidade de compreendê-la  no contexto educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilene Gonçalves Quaresma, FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG

Doutora em Educação pela UFMG. Professora do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local - Centro Universitário UNA. PRofessora do Curso de Pedagogia da Faculdade da Cidade de Santa Luzia - FACSAL . Professora de Fundamentos Teórico-metodológicos no Curso de Docência do Ensino Superior - PUC VIRTUAL.

Antonio Julio Menezes Neto, UFMG

Professor Doutor de Sociologia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Downloads

Publicado

2012-02-16

Como Citar

QUARESMA, A. G.; MENEZES NETO, A. J. O CARÁTER ONTOLÓGICO DO TRABALHO: IMPLICAÇÕES PARA A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO / The ontological character of work: implications for the relationship work and education. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 63–75, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8709. Acesso em: 28 nov. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS