O CARÁTER ONTOLÓGICO DO TRABALHO: IMPLICAÇÕES PARA A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO / The ontological character of work: implications for the relationship work and education
Palavras-chave:
Trabalho-educação, Caráter ontológico do trabalho, Práxis socilaResumo
O artigo tem por objetivo apresentar a análise das implicações da compreensão do caráter ontológico do trabalho para a relação trabalho-educação. O referencial teórico compreende os conceitos de trabalho em Marx e a discussão sobre a ontologia marxiana do ser social de Lukács. O texto resulta da pesquisa bibliográfica realizada no Doutorado sobre a relação trabalho-educação no Projeto Político-Pedagógico do MST em escolas de assentamentos em Minas Gerais, concluída em fevereiro de 2011. A abordagem é feita a partir dos seguintes tópicos: O caráter ontológico do trabalho: do ser natural ao ser social - sociabilidade, cultura e história; o debate sobre a centralidade do trabalho e a prioridade ontológica do trabalho - sua contribuição para o processo de formação. A análise realizada levou a concluir que como atividade que se constitui como mediação de primeira ordem entre homem-natureza, a partir desta outras mediações se estruturam e, portanto, a necessidade de compreendê-la no contexto educacional.