AS PRÁTICAS DE EDUCADORES DE ASSENTAMENTOS DO MST EM MINAS GERAIS - CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO DO/E PARA O TRABALHADOR DO CAMPO / The practice of educators of settlements of the MST in Minas Gerais - building a education of/and for the worker of the field

Autores

  • Adilene Gonçalves Quaresma FaE/UFMG

Palavras-chave:

Prática educativa, Educação do Campo, MST

Resumo

O artigo apresenta análise da prática educativa dos educadores em escolas de assentamentos do MST, em Minas Gerais. Tem por referência pesquisa realizada no Doutorado, concluído em fevereiro de 2011, na qual investigou-se a relação trabalho-educação no Projeto Político-Pedagógico do MST. A pesquisa de campo, realizada em 2009, foi dividida em duas etapas. A primeira objetivou analisar a compreensão dos educadores e educandos sobre o processo de execução do Projeto Político-Pedagógico e a segunda a compreensão que estes tinham sobre o trabalho, a relação trabalho-educação e como era a prática educativa para estabelecer a relação entre trabalho e educação. O referencial teórico, tendo em vista o recorte do texto, toma por referência discussões de: Caldart (2004), Freire (2005), Gadotti (1994), Gramsci (1968), Kuenzer (2007), Marx (1987), MST (2005), Menezes Neto (2003), Oliveira (2005), Pistrak (1981,2009), Schmied-Kowarzik (1983), Teixeira (2007) e Vasquez (2007). O tema e abordado a partir de três tópicos: Os princípios filosóficos e pedagógicos do MST para a educação e o trabalho como princípio educativo; a prática educativa para a construção do Projeto Político-Pedagógico do MST e a prática educativa da relação trabalho-educação. As questões apresentadas permitem considerar que há uma tentativa individual intencional de cada educador, a partir de sua prática educativa, de construção de uma educação do/para o trabalhador do campo orientada pelos princípios do MST.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-02-21

Como Citar

QUARESMA, A. G. AS PRÁTICAS DE EDUCADORES DE ASSENTAMENTOS DO MST EM MINAS GERAIS - CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO DO/E PARA O TRABALHADOR DO CAMPO / The practice of educators of settlements of the MST in Minas Gerais - building a education of/and for the worker of the field. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 21, n. 3, p. 273–291, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8805. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.