FORMAÇÃO HUMANA: UM HORIZONTE A SER PERSEGUIDO / Human development: a horizon to be pursued

  • Silvana Galvani Claudino Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Trabalho, Educação, Politecnia

Resumo

O presente artigo é fruto das leituras e discussões realizadas na disciplina Educação e Trabalho do curso de Pedagogia da UFPR durante o ano letivo de 2010, bem como de debates realizados durante o primeiro semestre de 2011 no Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha de Pesquisa Trabalho, Tecnologia e Educação. Trata-se de uma síntese a respeito da questão do Trabalho e da Formação Humana, a partir dos pressupostos teóricos do materialismo histórico e dialético. Apresenta inicialmente um breve panorama das mudanças ocorridas no mundo do trabalho, desde o advento do modo taylorista de produção e seus reflexos no sistema educacional até o momento presente e, mais especificamente, como esta relação se dá atualmente no Brasil, avaliando então, brevemente, a "adequação" sugerida via Pedagogia das Competências, estratégia legitimada pela legislação nacional a partir dos ditames do mercado globalizado. Por fim, propõe-se a examinar alternativas de formação humana que vislumbrem a emancipação do trabalhador, tendo em vista tais aceleradas mudanças e seus impactos em sua (des)qualificação, identificando nas propostas de Gramsci, Marx e Vigotsky saídas para alterar a realidade.

Biografia do Autor

Silvana Galvani Claudino, Universidade Federal do Paraná
Graduada em Psicologia pela Universidade Júlio Mesquita Filho / UNESP Bauru, Graduanda em Pedagogia e Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná.

Publicado
2012-03-01
Seção
ARTIGOS