EDITOR DE TEXTO COLETIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA PARA O TRABALHO EM EQUIPE / Collective text editor: contributions to the development of the competence to work in a team

Autores

  • Cláudia Zank Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patricia Alejandra Behar Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jorge Alberto Rosa Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Trabalho em Equipe, Educação Profissional, Competência, Saberes, Editor de Texto Coletivo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender como o ambiente virtual de aprendizagem Editor de Texto Coletivo (ETC) pode contribuir para que alunos da educação profissional desenvolvam a competência para o trabalho em equipe. O estudo se desenvolveu sobre uma base composta de três eixos: trabalho, educação profissional e tecnologias de informação e comunicação. A pesquisa é desenvolvida numa abordagem qualitativa a partir da estratégia de pesquisa estudo de casos múltiplos. As fontes utilizadas foram: entrevista semiestruturada; grupo focal e a observação das ações e registros dos alunos no Editor. O estudo conclui que, para mobilizar uma competência para o trabalho em equipe na situação em que ela é requerida, é preciso construir, gerar saberes específicos dessa situação, os quais não podem ser nem previstos, nem prescritos em um contexto escolar. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com as discussões acerca do desenvolvimento da competência profissional em contexto escolar de educação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-03-01

Como Citar

ZANK, C.; BEHAR, P. A.; ROSA RIBEIRO, J. A. EDITOR DE TEXTO COLETIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA PARA O TRABALHO EM EQUIPE / Collective text editor: contributions to the development of the competence to work in a team. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 35–45, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8718. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS