MAL-ESTAR E ATIVIDADE DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL / Malaise and teaching activities: a study of infant education teachers
Palavras-chave:
Atividade Docente. Mal-Estar Docente. Síndrome de Burnout.Resumo
A proposta do trabalho é discutir o fenômeno do mal-estar docente. Objetivou-se verificar esse fenômeno em uma escola de educação infantil da rede municipal de Teresina (PI), apontar suas causas e consequências para as professoras analisadas, assim como para o centro de educação. A pesquisa é de natureza qualitativa, um estudo de caso que iniciou a partir de um levantamento bibliográfico a respeito do trabalho docente, do mal-estar na docência e, por fim, da síndrome de burnout. A coleta de dados se deu juntamente a quatro professoras, sendo aplicado um questionário semiestruturado, com questões abertas e de múltipla escolha, analisado a partir da técnica de análise de conteúdo que girou em torno de três categorias: expectativas das professoras em relação à docência, fontes geradoras de mal-estar na profissão docente e consequências do mal-estar docente. Os resultados indicam a existência de fontes geradoras de mal-estar inerentes às condições em que se exerce a docência, bem como consequências que incidem tanto sobre a prática docente como também sobre a saúde das professoras, como cansaço físico, mental, irritabilidade, entre outras.Downloads
Publicado
2012-03-29
Edição
Seção
ARTIGOS
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MAL-ESTAR E ATIVIDADE DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL / Malaise and teaching activities: a study of infant education teachers. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 65–82, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8726. Acesso em: 19 dez. 2024.