MAL-ESTAR E ATIVIDADE DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL / Malaise and teaching activities: a study of infant education teachers

Auteurs

  • Lucas Veras de Andrade Universidade Federal do Piauí - UFPI / Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Mots-clés :

Atividade Docente. Mal-Estar Docente. Síndrome de Burnout.

Résumé

A proposta do trabalho é discutir o fenômeno do mal-estar docente. Objetivou-se verificar esse fenômeno em uma escola de educação infantil da rede municipal de Teresina (PI), apontar suas causas e consequências para as professoras analisadas, assim como para o centro de educação. A pesquisa é de natureza qualitativa, um estudo de caso que iniciou a partir de um levantamento bibliográfico a respeito do trabalho docente, do mal-estar na docência e, por fim, da síndrome de burnout. A coleta de dados se deu juntamente a quatro professoras, sendo aplicado um questionário semiestruturado, com questões abertas e de múltipla escolha, analisado a partir da técnica de análise de conteúdo que girou em torno de três categorias: expectativas das professoras em relação à docência, fontes geradoras de mal-estar na profissão docente e consequências do mal-estar docente. Os resultados indicam a existência de fontes geradoras de mal-estar inerentes às condições em que se exerce a docência, bem como consequências que incidem tanto sobre a prática docente como também sobre a saúde das professoras, como cansaço físico, mental, irritabilidade, entre outras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Lucas Veras de Andrade, Universidade Federal do Piauí - UFPI / Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Teresina - SEMEC

Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação em Gestão Educacional, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduado em Bacharelado em Biblioteconomia, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Pós-Graduando em nivél Lato Sensu em Supervisão Educacional, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Téléchargements

Publiée

2012-03-29

Comment citer

ANDRADE, L. V. de. MAL-ESTAR E ATIVIDADE DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL / Malaise and teaching activities: a study of infant education teachers. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 65–82, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8726. Acesso em: 3 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.