UMA DISCUSSÃO SOBRE O CONCEITO DE INTELECTUAL EM KARL MANNHEIM E ANTONIO GRAMSCI

Autores

  • André Malina
  • Vitor Marinho De Oliveira
  • Ângela Celeste Barreto De Azevedo

Palavras-chave:

Intelectuais, Educação

Resumo

O aprofundamento na discussão sobre o intelectual e sua função social pode ser verificado no presente estudo. Tal debate é analisado à luz de emblemáticos autores sobre a concepção de intelectual, como Mannheim e, especialmente, Gramsci, onde discutimos o intelectual gramsciano. Diante disto, obtivemos como resultado a importância do intelectual no desenvolvimento cultural e social. Estes intelectuais subsidiam inclusive a docência, ao mesmo tempo, influenciam os rumos da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-03-23

Como Citar

MALINA, A.; OLIVEIRA, V. M. D.; AZEVEDO, Ângela C. B. D. UMA DISCUSSÃO SOBRE O CONCEITO DE INTELECTUAL EM KARL MANNHEIM E ANTONIO GRAMSCI. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 69–80, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8769. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.