UMA DISCUSSÃO SOBRE O CONCEITO DE INTELECTUAL EM KARL MANNHEIM E ANTONIO GRAMSCI

Autores/as

  • André Malina
  • Vitor Marinho De Oliveira
  • Ângela Celeste Barreto De Azevedo

Palabras clave:

Intelectuais, Educação

Resumen

O aprofundamento na discussão sobre o intelectual e sua função social pode ser verificado no presente estudo. Tal debate é analisado à luz de emblemáticos autores sobre a concepção de intelectual, como Mannheim e, especialmente, Gramsci, onde discutimos o intelectual gramsciano. Diante disto, obtivemos como resultado a importância do intelectual no desenvolvimento cultural e social. Estes intelectuais subsidiam inclusive a docência, ao mesmo tempo, influenciam os rumos da sociedade.

Publicado

2012-03-23

Número

Sección

ARTIGOS

Cómo citar

UMA DISCUSSÃO SOBRE O CONCEITO DE INTELECTUAL EM KARL MANNHEIM E ANTONIO GRAMSCI. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 69–80, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8769. Acesso em: 19 dec. 2024.

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