O SABER CAMPONÊS NOS CONTOS TRADICIONAIS DO BRASIL: A NARRATIVA NA EDUCAÇÃO NO CAMPO / Farmer’s knowledge in traditional tales of Brazil: the narrative in the education in rural areas

Autores

  • Fabiano Oliveira Moraes Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Educação, Saber camponês, Contos tradicionais

Resumo

Sabendo-se que o saber camponês tem sido subalternizado pelo saber científico hegemônico, e que ainda assim a figura do camponês representa, nas narrativas populares, um saber que se contrapõe ao saber dominante, o desafia, e até mesmo o ridiculariza, objetiva este trabalho: por um lado, identificar que lugar tais contos tradicionais ocupam na resistência contra-hegemônica ao paradigma moderno e que espaço o saber subalternizado, representado pelo personagem camponês, ocupa nesses textos; por outro lado, definir, com base nas abordagens críticas acerca do caráter híbrido da identidade do camponês e da renovação e esclarecimento do senso comum, que funções desempenham essas narrativas quando presentes na prática do educador no campo. A pesquisa bibliográfica, com base em Santos (2005, 2008) e em Hall (2003), situa o saber do camponês ante o paradigma moderno dominante, indica as características do sujeito camponês enquanto identidade híbrida e destaca possíveis configurações históricas da identidade do camponês. Analisa dois contos tradicionais a partir de categorias levantadas com base nos intercessores teóricos apresentados. Os resultados não apenas apontam para a necessidade de romper-se com a tendência de essencialização do sujeito camponês e reconhecer-se o caráter híbrido de sua identidade, mas também indicam que o resgate e a propagação de tais contos por parte dos educadores populares no campo viabilizam estratégias de negociação de posições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Oliveira Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação pelo PPGE/CE/UFES Mestre em Linguística pelo PPGEL/CCHN/UFES Graduado em Letras-Português - UFES

Downloads

Publicado

2013-02-21

Como Citar

MORAES, F. O. O SABER CAMPONÊS NOS CONTOS TRADICIONAIS DO BRASIL: A NARRATIVA NA EDUCAÇÃO NO CAMPO / Farmer’s knowledge in traditional tales of Brazil: the narrative in the education in rural areas. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 21, n. 3, p. 303–314, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8784. Acesso em: 9 fev. 2023.