O COTIDIANO DE PROFESSORES DE SALAS MULTISSERIADAS / The daily lives of teachers working in multi-grade classes

Autores

  • Maria Martins Ramalho UFVJM
  • Roseli Pacheco Schnetzler UNIMEP

Palavras-chave:

Cotidiano, Classes multisseriadas, Ensino e aprendizagem

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo compreender o cotidiano dos professores que atuam em classes multisseriadas, suas reflexões e intervenções no processo de aprender a ensinar. Faz parte da tese intitulada: Na roça, na raça... Eu me tornei professor: um estudo sobre a formação docente de professores de classes multisseriadas no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e teve como instrumento para a coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação do cotidiano dos professores. Os resultados apontam o descaso do Poder Público com a educação do campo, mas apresentam professores que demarcam, de forma singular, uma maneira de ver, sentir, atuar e interpretar o seu papel docente, em suas múltiplas dimensões constitutivas: sacrifício, solidão, renúncia, insegurança, memória, prazer, subjetividade e transgressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Martins Ramalho, UFVJM

Graduada em Pedagogia, com mestrado em Educação pela Universidade Católica de Minas Gerais. Dourado pela Universidade Metodista de Piracicaba, em Educação na área de Formação de Professores. Atualmente, professora adjunta da Univesidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Roseli Pacheco Schnetzler, UNIMEP

ATUALMENTE PROFESSORA EFETIVA DA UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA

Downloads

Publicado

2013-02-21

Como Citar

RAMALHO, M. M.; SCHNETZLER, R. P. O COTIDIANO DE PROFESSORES DE SALAS MULTISSERIADAS / The daily lives of teachers working in multi-grade classes. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 21, n. 3, p. 257–271, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8786. Acesso em: 28 mar. 2024.