O COTIDIANO DE PROFESSORES DE SALAS MULTISSERIADAS / The daily lives of teachers working in multi-grade classes
Mots-clés :
Cotidiano, Classes multisseriadas, Ensino e aprendizagemRésumé
Esta pesquisa tem por objetivo compreender o cotidiano dos professores que atuam em classes multisseriadas, suas reflexões e intervenções no processo de aprender a ensinar. Faz parte da tese intitulada: Na roça, na raça... Eu me tornei professor: um estudo sobre a formação docente de professores de classes multisseriadas no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e teve como instrumento para a coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação do cotidiano dos professores. Os resultados apontam o descaso do Poder Público com a educação do campo, mas apresentam professores que demarcam, de forma singular, uma maneira de ver, sentir, atuar e interpretar o seu papel docente, em suas múltiplas dimensões constitutivas: sacrifício, solidão, renúncia, insegurança, memória, prazer, subjetividade e transgressão.