A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E A QUESTÃO DO DUALISMO ESCOLAR / The organization of professional education in Brazil and the school dualism issue

Autores

  • Mônica Maria Teixeira UFMG
  • Priscila Rezende Moreira UFMG
  • Wander Augusto Silva
  • Rosemary Dore

Palavras-chave:

Brasil, Educação Profissional, Dualismo Escolar

Resumo

O dualismo escolar constitui uma característica da organização educacional brasileira: um tipo de escola de ensino profissional, destinada, principalmente, para as classes subalternas; e outro tipo de escola, de caráter acadêmico, destinado a preparar pessoas para formar a elite dominante. Essa configuração dualista da escola é característica presente na maioria dos países capitalistas, como demonstrou Gramsci ao analisar a diferenciação das escolas na Itália. O presente artigo objetiva situar essa questão no contexto brasileiro tendo como referência o processo de surgimento e organização da educação profissional no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Maria Teixeira, UFMG

Doutorado em Educação pela FaE/UFMG.

Priscila Rezende Moreira, UFMG

Mestrado em Educação pela FaE/UFMG.

Wander Augusto Silva

Doutorado em Educação pela FaE/UFMG.

Rosemary Dore

Professora do Programa de PPGE FaE/UFMG.

Downloads

Publicado

2013-02-21

Como Citar

TEIXEIRA, M. M.; MOREIRA, P. R.; SILVA, W. A.; DORE, R. A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E A QUESTÃO DO DUALISMO ESCOLAR / The organization of professional education in Brazil and the school dualism issue. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 183–195, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8801. Acesso em: 8 dez. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS