A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E A QUESTÃO DO DUALISMO ESCOLAR / The organization of professional education in Brazil and the school dualism issue

Autores/as

  • Mônica Maria Teixeira UFMG
  • Priscila Rezende Moreira UFMG
  • Wander Augusto Silva
  • Rosemary Dore

Palabras clave:

Brasil, Educação Profissional, Dualismo Escolar

Resumen

O dualismo escolar constitui uma característica da organização educacional brasileira: um tipo de escola de ensino profissional, destinada, principalmente, para as classes subalternas; e outro tipo de escola, de caráter acadêmico, destinado a preparar pessoas para formar a elite dominante. Essa configuração dualista da escola é característica presente na maioria dos países capitalistas, como demonstrou Gramsci ao analisar a diferenciação das escolas na Itália. O presente artigo objetiva situar essa questão no contexto brasileiro tendo como referência o processo de surgimento e organização da educação profissional no país.

Biografía del autor/a

  • Mônica Maria Teixeira, UFMG
    Doutorado em Educação pela FaE/UFMG.
  • Priscila Rezende Moreira, UFMG
    Mestrado em Educação pela FaE/UFMG.
  • Wander Augusto Silva
    Doutorado em Educação pela FaE/UFMG.
  • Rosemary Dore
    Professora do Programa de PPGE FaE/UFMG.

Publicado

2013-02-21

Número

Sección

ARTIGOS

Cómo citar

A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E A QUESTÃO DO DUALISMO ESCOLAR / The organization of professional education in Brazil and the school dualism issue. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 183–195, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8801. Acesso em: 24 dec. 2025.