NEO-FILANTROPISMO NA EDUCAÇÃO? O TRABALHO DOCENTE NO CURRÍCULO DA MÍDIA EDUCATIVA / Neo-philanthropism in education? The teachers ́ work in the media ́s curriculum

Autores

  • Marlucy Alves Paraíso

Palavras-chave:

trabalho docente, currículo, mídia educativa

Resumo

O trabalho do/a professor/a é insistentemente mostrado na mídia educativa brasileira como estratégico para a mudança da educação e a transformação do País. Utilizando uma multiplicidade de recursos e técnicas, ensina-se ao/a docente a trabalhar com coragem, amor, solidariedade e responsabilidade pelo bem de todos/as os/as brasileiros/as. Com base em uma investigação que analisou uma porção dos discursos divulgados na mídia educativa brasileira sobre a educação escolar e inspirada na produção de Michel Foucault sobre governo e sujeito e no conceito “modo de endereçamento” de Elizabeth Ellsworth, este estudo mostra o funcionamento desse discurso que insere o trabalho do/a docente no contexto de um neo-filantropismo para a educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-05-08

Como Citar

PARAÍSO, M. A. NEO-FILANTROPISMO NA EDUCAÇÃO? O TRABALHO DOCENTE NO CURRÍCULO DA MÍDIA EDUCATIVA / Neo-philanthropism in education? The teachers ́ work in the media ́s curriculum. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 36–48, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8840. Acesso em: 27 nov. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS