CONSIDERAÇÕES SOBRE A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTIFICO E TECNOLÓGICO E SOBRE A FORMAÇÃO PARA O TRABALHO NA SOCIEDADE EMERGENTE

Autores

  • Gilberto Lacerda Santos

Palavras-chave:

Ciência, Tecnologia, Trabalho, Educação Profissional

Resumo

Este texto foi redigido com o objetivo de elucidar, ainda que embrionariamente, a relação entre acesso a conhecimento científico e tecnológico e formação para o trabalho, tendo em vista o contexto social que emerge neste início de século XXI. O texto está dividido em duas partes. Primeiramente, são abordados os conceitos de alfabetização científica e tecnológica (ACT) e do trinômio Ciência – Tecnologia -Trabalho (CTT), relacionando-os com a questão da formação para o exercício da cidadania por meio da inserção no mercado de trabalho. Em seguida, os mesmos conceitos são revistos em uma perspectiva de formação escolar para potencializar o indivíduo e assegurar-lhe poder de participação na sociedade. Ao longo das duas partes, o texto procura discutir a formação escolar como possibilidade de potencializar o individuo e assegurar-lhe poder de participação na sociedade, sobretudo por meio do exercício do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-05-08

Como Citar

SANTOS, G. L. CONSIDERAÇÕES SOBRE A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTIFICO E TECNOLÓGICO E SOBRE A FORMAÇÃO PARA O TRABALHO NA SOCIEDADE EMERGENTE. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 19–27, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8862. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.