TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO ENSINO FUNDAMENTAL / Work and education: a study with egresses of the elementary education

Autores

  • Isabella Ferreirinha

Palavras-chave:

trabalho, Ensino fundamental, Currículo.

Resumo

Este artigo apresenta a pesquisa realizada com alunos egressos do ensino fundamental da rede pública da cidade de Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina. O objetivo foi investigar as trajetórias acadêmicas e profissionais desses sujeitos após concluírem o ensino fundamental. Nesse sentido, o tema em discussão envolve a eficiência do currículo e seu contexto histórico, geográfico e social frente a uma pequena comunidade no contexto da educação e do trabalho. Foi desenvolvido estudo de caso, com coleta de dados realizada por meio de um questionário semiestruturado, aplicado a 70 pessoas que concluíram o ensino fundamental numa mesma escola. Os resultados apresentaram um índice pequeno de egressos trabalhando em funções que exigem curso superior. O índice de conclusão ou andamento do curso superior não chegou à metade da amostra. Entretanto, o nível de satisfação dos respondentes em relação ao seu trabalho foi positivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Ferreirinha

Mestrado em Educação pela UNIVALI, Graduação em Educacao Fisica e em Administracao Pública.

Downloads

Publicado

2013-02-21

Como Citar

FERREIRINHA, I. TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO ENSINO FUNDAMENTAL / Work and education: a study with egresses of the elementary education. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 117–128, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8900. Acesso em: 8 dez. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.