TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO ENSINO FUNDAMENTAL / Work and education: a study with egresses of the elementary education

Auteurs

  • Isabella Ferreirinha

Mots-clés :

trabalho, Ensino fundamental, Currículo.

Résumé

Este artigo apresenta a pesquisa realizada com alunos egressos do ensino fundamental da rede pública da cidade de Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina. O objetivo foi investigar as trajetórias acadêmicas e profissionais desses sujeitos após concluírem o ensino fundamental. Nesse sentido, o tema em discussão envolve a eficiência do currículo e seu contexto histórico, geográfico e social frente a uma pequena comunidade no contexto da educação e do trabalho. Foi desenvolvido estudo de caso, com coleta de dados realizada por meio de um questionário semiestruturado, aplicado a 70 pessoas que concluíram o ensino fundamental numa mesma escola. Os resultados apresentaram um índice pequeno de egressos trabalhando em funções que exigem curso superior. O índice de conclusão ou andamento do curso superior não chegou à metade da amostra. Entretanto, o nível de satisfação dos respondentes em relação ao seu trabalho foi positivo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Isabella Ferreirinha

Mestrado em Educação pela UNIVALI, Graduação em Educacao Fisica e em Administracao Pública.

Téléchargements

Publiée

2013-02-21

Comment citer

FERREIRINHA, I. TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO ENSINO FUNDAMENTAL / Work and education: a study with egresses of the elementary education. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 117–128, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8900. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS

Articles similaires

> >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.