GRAMSCI: O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NOS CADERNOS DO CÁRCERE / Gramsci: The political-pedagogical project in the Prison Notebooks

Autores

  • Rita Medici Universidade de Bolonha/Itália

Palavras-chave:

Gramsci, projeto político-pedagógico, Cadernos do Cárcere

Resumo

O presente trabalho retoma alguns dos principais interlocutores de Gramsci como Marx, Croce e Sorel, detém-se particularmente numa comparação metodológica de pesquisa entre o primeiro e o autor dos Quaderni, mostrando aproximações e divergências entre os mesmos. Enquanto em Marx o aspecto científico se mostra como o mais robusto, em Gramsci apresenta-se como o mais frágil. Pode-se perceber o contrário no que toca à dimensão política, que Gramsci discute e mostra o seu momento de coincidência com a dimensão pedagógica. Política é educação e educação é política. Mas investigando-se a ênfase dada por Gramsci nos Cadernos do Cárcere  a um determinado projeto de elevação intelectual e moral das massas, percebe-se a contradição existente entre os meios propostos pelo pensador e político sardo e os fins contidos em seu projeto político pedagógico.

Biografia do Autor

  • Rita Medici, Universidade de Bolonha/Itália
    Professora de Filosofia da Universidade de Bolonha

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Publicado

2012-09-11

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

GRAMSCI: O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NOS CADERNOS DO CÁRCERE / Gramsci: The political-pedagogical project in the Prison Notebooks. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 21, n. 2, p. 29–41, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8925. Acesso em: 19 dez. 2024.

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