GRAMSCI: O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NOS CADERNOS DO CÁRCERE / Gramsci: The political-pedagogical project in the Prison Notebooks

Autores/as

  • Rita Medici Universidade de Bolonha/Itália

Palabras clave:

Gramsci, projeto político-pedagógico, Cadernos do Cárcere

Resumen

O presente trabalho retoma alguns dos principais interlocutores de Gramsci como Marx, Croce e Sorel, detém-se particularmente numa comparação metodológica de pesquisa entre o primeiro e o autor dos Quaderni, mostrando aproximações e divergências entre os mesmos. Enquanto em Marx o aspecto científico se mostra como o mais robusto, em Gramsci apresenta-se como o mais frágil. Pode-se perceber o contrário no que toca à dimensão política, que Gramsci discute e mostra o seu momento de coincidência com a dimensão pedagógica. Política é educação e educação é política. Mas investigando-se a ênfase dada por Gramsci nos Cadernos do Cárcere  a um determinado projeto de elevação intelectual e moral das massas, percebe-se a contradição existente entre os meios propostos pelo pensador e político sardo e os fins contidos em seu projeto político pedagógico.

Biografía del autor/a

  • Rita Medici, Universidade de Bolonha/Itália
    Professora de Filosofia da Universidade de Bolonha

Publicado

2012-09-11

Número

Sección

ARTIGOS

Cómo citar

GRAMSCI: O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NOS CADERNOS DO CÁRCERE / Gramsci: The political-pedagogical project in the Prison Notebooks. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 21, n. 2, p. 29–41, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8925. Acesso em: 19 dec. 2024.

Artículos similares

1-10 de 28

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.