AS OPINIÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (PEP) SOBRE O ENSINO, CORPO DOCENTE E MERCADO DE TRABALHO / The opinions of the students in the Technical Course in Environment (PEP) about teaching, the teaching staff and the job market

Autores

  • Fernanda Mendes de Carvalho CEFET- MG
  • Silvani dos Santos Valentim CEFET-MG

Palavras-chave:

Ensino técnico, Meio Ambiente, Mercado de trabalho.

Resumo

Objetivou-se verificar qual a opinião dos estudantes do curso técnico em Meio Ambiente pelo PEP, em Belo Horizonte, com previsão para formatura em maio de 2012, em relação ao ensino, ao relacionamento com o corpo docente e às expectativas quanto à inserção no mercado de trabalho. Aplicou-se um questionário semiestruturado para 78 estudantes e os dados indicam a preferência em manter um relacionamento informal e aberto com os professores e obter do corpo docente atitudes de comprometimento, discussões, críticas e encorajamento na busca pela aprendizagem. Observou-se o interesse de inserção no mercado de trabalho como técnicos em Meio Ambiente, porém a falta de práticas é um fator que gera insegurança na atuação profissional, o que justificativa a necessidade de aprofundamento e complementação com outros cursos, como o superior. Concluiu-se que os professores influem positivamente na formação dos futuros profissionais, e que os estudantes estão mais preocupados na continuidade dos estudos do que em ingressar imediatamente no mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Mendes de Carvalho, CEFET- MG

Mestranda em Educação Tecnológica pelo Cefet-MG, Especialização em Ensino e Pesquisa no Campo da Arte e Cultura pela UEMG, Graduação em Ciências Biológicas, Licenciatura e Bacharelado em Gestão Ambiental pela Pucminas. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) do Cefet-MG.

Silvani dos Santos Valentim, CEFET-MG

Doutorado em Educação, Gestão e Políticas Educacionais pela Temple University, Mestrado em Currículo e Instrução Pública pela Michigan State University, Graduação em Pedagogia pela UFMG. Professora do Mestrado em Educação Tecnológica do Cefet-MG, Coordenadora Geral de Relações Étnico-Raciais, Inclusão e Diversidades da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário e do NEAB, também no Cefet-MG.

Downloads

Publicado

2013-08-04

Como Citar

CARVALHO, F. M. de; VALENTIM, S. dos S. AS OPINIÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (PEP) SOBRE O ENSINO, CORPO DOCENTE E MERCADO DE TRABALHO / The opinions of the students in the Technical Course in Environment (PEP) about teaching, the teaching staff and the job market. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 2, p. 125–135, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8949. Acesso em: 8 dez. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.