SABERES EXPERIENCIAIS E SABERES PEDAGÓGICOS: UM ESTUDO

Autores

  • Samira Zaidan FAE/UFMG

Palavras-chave:

saberes docentes, saberes experienciais

Resumo

Nossas pesquisas indicam que, mediante dificuldades e desafios da prática pedagógica da escola cujo projeto visa à aprendizagem de todos, o(a) professor(a) constrói novos saberes experienciais. Especialmente nas situações limites é que esses novos saberes experienciais se constroem, sendo próprios do contexto (expressos em posturas, estratégias, iniciativas e ações efetivas da professora na relação com os seus alunos e pares). Contudo, ao mesmo tempo em que observamos que esse processo é intenso e criativo, também é tenso e complexo. Os novos saberes experienciais levam à construção de novos saberes pedagógicos, assim entendidos por poderem ser mais generalizados para além daquela situação específica, por serem conhecimentos pedagógicos a serem abordados e articulados à formação docente, continuada e inicial.

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Publicado

2012-10-26

Como Citar

ZAIDAN, S. SABERES EXPERIENCIAIS E SABERES PEDAGÓGICOS: UM ESTUDO. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 85–94, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8976. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

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