O CARÁTER PEDAGÓGICO DA PRODUÇÃO ASSOCIADA: ESTUDO DE CASO SOBRE O APRENDIZADO DA AUTOGESTÃO NA COOPERATIVA AUTOGESTIONÁRIA DOS TRABALHADORES DA MAMBRINI- COOPERMAMBRINI

Autores

  • José Eustáquio de Brito FAE/UFMG

Palavras-chave:

Autogestão, Cooperativa, Metalúrgica

Resumo

Este trabalho investiga os mecanismos de constituição de novos saberes sobre a gestão, que tem possibilitado aos trabalhadores da Cooperativa Autogestionária dos Trabalhadores da Mambrini - COOPERMAMBRINI a conformação de uma cultura do trabalho pautada pelos princípios e valores da autogestão. No decorrer da década de 1990, assistimos, no Brasil, a uma crescente precarização do mercado de trabalho. Os indicadores freqüentemente arrolados para confirmar esse quadro são o aumento das taxas de desemprego nas regiões metropolitanas e a incidência crescente de relações de trabalho pautadas pela informalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Eustáquio de Brito, FAE/UFMG

Graduado em Filosofia pela UFMG (1988), possui especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela UNICAMP (1995). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG (2003) . Doutorou-se em Educação pela FaE/UFMG (2008), tendo feito estágio de doutoramento no Département dErgologie da Université de Provence em Aix-en-Provence, França (2007). Integra a Rede Internacional Franco-Lusófona Ergologia, Trabalho e Desenvolvimento. Tem experiência de ensino no campo da formação docente nas disciplinas de Filosofia e Educação e Pesquisa em Educação. Tem se dedicado à pesquisa na área de Trabalho e Educação e Educação e Relações Étnico-Raciais. Atualmente coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-Raciais da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2012-10-29

Como Citar

BRITO, J. E. de. O CARÁTER PEDAGÓGICO DA PRODUÇÃO ASSOCIADA: ESTUDO DE CASO SOBRE O APRENDIZADO DA AUTOGESTÃO NA COOPERATIVA AUTOGESTIONÁRIA DOS TRABALHADORES DA MAMBRINI- COOPERMAMBRINI. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 155–156, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8983. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

RESUMOS