TRABALHO E EDUCAÇÂO: O COTIDIANO DAS MULHERES JOVENS NA ESFERA DA REPRODUÇÃO SOCIAL EM SANTA TEREZINHA DE ITAIPU – PR / Work and education: the daily life of young women in the sphere of the social reproduction in Santa Terezinha de Itaipu – PR/Brazil

Autores

  • Rejane Aparecida Bianchini Unioeste-Toledo,PR

Palavras-chave:

Educação, Trabalho e juventude, Mulheres jovens

Resumo

Fruto do estudo realizado entre os anos de 2010 e 2012, o presente artigo tem como objetivo: apreender, compreender e analisar a relação entre o trabalho formal e a formação educacional das jovens mulheres (sujeitas da pesquisa) com faixa etária entre 18 e 29 anos, trabalhadoras dos setores formais de comércio e serviços do município de Santa Terezinha de Itaipu. O estudo apresenta os principais resultados obtidos durante a pesquisa que, por meio da aplicação do instrumental - questionário -, buscou compreender em que medida as jovens mulheres de Santa Terezinha de Itaipu vivenciam, em condições concretas, a frequência aos bancos escolares e o desenvolvimento das suas atividades laborativas na esfera do vínculo trabalhista formal. Os resultados indicam que variáveis repletas de conteúdos múltiplos determinam a existência dessas jovens. Conforme o trabalho simples amplia-se nos espaços das atividades laborativas, a relação trabalho-educação tem valor menor de incidência na esfera da reprodução social quanto à dimensão de expropriação da mais-valia. Todavia, amplia o grau de dominação no âmbito da consciência das trabalhadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Aparecida Bianchini, Unioeste-Toledo,PR

Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela UNIOESTE/Campus Toledo-PR, Especialização em Gestão Escolar pela Academia Brasileira de Ciências da Educação - ABRASCE, Graduação em Geografia pela Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (FAESI-UNIGUAÇU). Professora da Secretaria da Educação do Estado do Paraná.

Downloads

Publicado

2014-02-09

Como Citar

BIANCHINI, R. A. TRABALHO E EDUCAÇÂO: O COTIDIANO DAS MULHERES JOVENS NA ESFERA DA REPRODUÇÃO SOCIAL EM SANTA TEREZINHA DE ITAIPU – PR / Work and education: the daily life of young women in the sphere of the social reproduction in Santa Terezinha de Itaipu – PR/Brazil. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 71–89, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9076. Acesso em: 17 out. 2021.