A ESCOLA ESTATAL CAPITALISTA E A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR / The state capitalist school and the education of the worker

Autores

  • Maria José Ferreira Ruiz Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Escola estatal, Educação pública, Trabalho assalariado

Resumo

A escola é um produto social que tem sua história atrelada ao desenvolvimento do mundo da produção. Partindo desse pressuposto, o objetivo deste texto é o de apresentar o processo de construção sócio-histórico da escola estatal capitalista e a relação entre educação e trabalho.  Para tanto, revisitamos alguns teóricos clássicos da área da educação e da economia política, dentre os quais Smith, Marx, Gramsci, Althusser, Fernández Enguita, Mészáros e outros. Explanamos sobre como a escola estatal contribui, historicamente, para preparar o trabalhador para que se ajuste à forma de trabalho do sistema econômico e para desenvolver o nacionalismo e a socialização das massas para o trabalho assalariado. Encerramos apontando alguns elementos sobre a escola progressista, seus idealismos, utopias e potencialidades para contribuir com a emancipação social dos sujeitos na sociedade de classes.

 

Biografia do Autor

  • Maria José Ferreira Ruiz, Universidade Estadual de Londrina
    Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP/Marília); Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente da Área de Política e Gestão da Educação da UEL.

Downloads

Publicado

2014-03-24

Como Citar

A ESCOLA ESTATAL CAPITALISTA E A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR / The state capitalist school and the education of the worker. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 119–137, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9082. Acesso em: 18 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 445

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)