A PRODUÇÃO ALIMENTAR EM UM MUNDO GLOBALIZADO: UMA REFLEXÃO SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES DA PRODUÇÃO E DO TRABALHO NO MUNDO RURAL

Autores

  • Maria Luiza de Lima Vitule

Palavras-chave:

Agricultura, Alimentos, Globalização, Empresas multinacionais, Agroindustria

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre as transformações que estão ocorrendo, na agricultura, em decorrência do processo de globalização da sociedade. O mundo contemporâneo é o cenário de uma nova forma de organização das relações societárias, fato que alcança países e continentes, transformando a sociabilidade de indivíduos e coletividades. Os mercados se mundializam, bem como o capital e o trabalho. Verificam-se inovações significativas nos processos e na organização do trabalho. A emergência da sociedade global diz respeito a um novo patamar de desenvolvimento do capitalismo, em que agentes e instâncias supra-nacionais redesenham a economia e a geo-política do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza de Lima Vitule

Doutorado em Educação pela UNICAMP

Downloads

Como Citar

VITULE, M. L. de L. A PRODUÇÃO ALIMENTAR EM UM MUNDO GLOBALIZADO: UMA REFLEXÃO SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES DA PRODUÇÃO E DO TRABALHO NO MUNDO RURAL. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 5, p. 36–47, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9146. Acesso em: 17 jan. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)