O CURRÍCULO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL / The curriculum integrated into Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia: contributions of...

Autores

  • Rosicler Teresinha Sauer Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia - IFBA
  • Maria Cecília de Paula Silva Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Educação Profissional, Currículo Integrado, Formação Emancipatória

Resumo

O artigo busca sistematizar resultados da investigação sobre o currículo integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e suas relações com mudanças no mundo do trabalho e a Educação Profissional. Problematizamos o currículo integrado do IFBA e analisamos o Projeto Pedagógico Institucional e as suas contribuições para a organização do trabalho pedagógico, a partir da compreensão histórica dos determinantes desta formação humana, acontecimentos, estruturas sociais e sujeitos envolvidos no tempo presente. Apontamos para uma proposição de educação emancipatória contemplada no projeto pedagógico da instituição, em meio a influências, tendências, contradições e desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosicler Teresinha Sauer, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia - IFBA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Bolsista FAPESB.

Maria Cecília de Paula Silva, Universidade Federal da Bahia

Doutora e Mestre pela Universidade Gama Filho, com Pós-Doutorado em Sociologia pela Universidade de Estrasburgo/França. Professora Associada e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2014-12-07

Como Citar

SAUER, R. T.; SILVA, M. C. de P. O CURRÍCULO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL / The curriculum integrated into Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia: contributions of... Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 2, p. 77–92, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9226. Acesso em: 24 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS