ESCOLA E MUNDO DO TRABALHO: (DES)ENCONTRO DE SABERES NA EXPERIÊNCIA ESCOLAR DE ESTUDANTES DE EJA INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL / The work to school: (mis)match of the knowledge in the school experience of students EJA integrated Professional Education

Autores

  • Ana Cláudia Ferreira Godinho UEMG
  • Edla Eggert UNISINOS

Palavras-chave:

Educação Profissional Integrada à EJA, Experiência escolar, Saberes do trabalho

Resumo

O presente artigo aborda a experiência escolar de pessoas jovens e adultas, cujos saberes produzidos no mundo do trabalho confrontam-se com saberes escolares no cotidiano de um curso de Educação Profissional integrada à EJA. A articulação entre os saberes escolares e os do trabalho, proposta no Documento-Base do programa analisado, não é um objetivo simples, como mostraram os dados da pesquisa que originou este artigo. Essa confrontação de saberes é repleta de tensionamentos e dicotomias, como evidenciam os resultados do estudo. Nas reflexões deste texto, retomamos registros audiovisuais de sala de aula de um curso de Educação Profissional Integrada à EJA, analisados com base na Análise Indutiva. A observação participante buscou captar como as mulheres produzem sua experiência escolar nesse espaço. Para isso, os conceitos de experiência escolar e saberes são construídos com base em textos da Sociologia da Experiência e da educação popular. Os resultados indicam que os saberes produzidos no trabalho são narrados em momentos de intervalo ou nos minutos anteriores ao início "oficial" da aula. A presença desses saberes, porém, é invisível, posto que eles não adentram o currículo. Esses resultados indicam a necessidade de pesquisas sobre os saberes produzidos no trabalho por mulheres que frequentam cursos de EJA. Seus resultados poderão subsidiar a construção de práticas escolares que incorporem os saberes dessas estudantes ao Currículo de EJA com vistas à emancipação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Ferreira Godinho, UEMG

Doutora em Educação pela Unisinos. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UEMG.

Edla Eggert, UNISINOS

Doutora em Teologia pelas Faculades EST. Professora Adjunta do Centro de Educação e PPGEDU da Unisinos.

Downloads

Publicado

2013-12-08

Como Citar

GODINHO, A. C. F.; EGGERT, E. ESCOLA E MUNDO DO TRABALHO: (DES)ENCONTRO DE SABERES NA EXPERIÊNCIA ESCOLAR DE ESTUDANTES DE EJA INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL / The work to school: (mis)match of the knowledge in the school experience of students EJA integrated Professional Education. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 197–208, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9231. Acesso em: 17 out. 2021.