ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA / Teaching, research and local development in workers training
Palavras-chave:
Educação profissional, Saberes do trabalho, Desenvolvimento localResumo
O artigo trata da pesquisa como princípio educativo na formação de trabalhadores. Defende-se que a construção de conhecimento e tecnologia, quando entrelaçados com projetos de desenvolvimento local, é capaz de promover um desenvolvimento social e não apenas a formação para o mercado de trabalho. Resulta de investigação realizada sobre o projeto desenvolvido pelos alunos - trabalhadores da fumicultura - do Curso Técnico em Agricultura e Ensino Médio da Escola Estadual Técnica de Agricultura (EETA), na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O projeto foi desenvolvido como alternativa à produção de fumo. Como base teórica, utilizam-se contribuições da ergologia e conceitos freireanos no que diz respeito à conexão entre pesquisa como princípio educativo, saberes da experiência dos trabalhadores e desenvolvimento local. Para a produção dos dados foi feito um acompanhamento ao projeto dos alunos, além de entrevistas semiestruturadas com os alunos e a professora orientadora da pesquisa e análise de conteúdo das narrativas autobiográficas elaboradas pelos dois alunos na matrícula orientada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-08
Como Citar
FRANZOI, N. L.; OLIVEIRA, M. C. de. ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA / Teaching, research and local development in workers training. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 183–195, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9238. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ