FATORES DE INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL / Factors of intensification of teachers’ work in the early years of elementary school

Autores

  • Ana Silvia Jacques Univille
  • Márcia Souza Hobold Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Palavras-chave:

Condições de trabalho docente, Intensificação do trabalho, Anos iniciais do ensino fundamental.

Resumo

Este artigo visa apresentar os fatores de intensificação do trabalho docente, resultado de uma pesquisa realizada na Rede Municipal de Ensino de Joinville (SC), sobre as condições de trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental. A finalidade é identificar os fatores que intensificam e os aspectos que favorecem o trabalho docente, considerando a carga e a jornada de trabalho. A pesquisa de abordagem qualitativa articulou-se ao método survey e a análise baseou-se nas respostas de 170 professores a um questionário. As questões analisadas envolveram o perfil do professor e a relação com a profissão, com destaque às condições objetivas e subjetivas de trabalho. Fundamentaram teoricamente os resultados González Arroyo (2007), Duarte (2010), Frigotto (2002), Oliveira (2004), Tardif e Lessard (2011), entre outros. Constatou-se que a sobrecarga de trabalho é desencadeada pela própria exigência que o professor faz para si, diante das diversas responsabilidades atribuídas aos docentes, os quais sinalizam o excesso de atividades que extrapolam a jornada escolar e apresentam ainda afirmativas sobre em que sentido tais aspectos contribuem para a intensificação do trabalho. Em contrapartida, na análise dos dados sobressaem de forma considerável as menções contrárias dos professores às expectativas de intensificação. Os indícios dessa interpretação concebem que os docentes não vivenciam a sobrecarga no trabalho de forma acentuada, o que implica a reflexão, discussão e investigação futura sobre os fatores que favorecem o exercício do magistério dos docentes participantes da pesquisa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Silvia Jacques, Univille

Mestranda em Educação pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE).  

Márcia Souza Hobold, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Educação pela Pucsp. Professora do Programa de Pós-Graduação e do Departamento de Psicologia da UNIVILLE. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e a Formação Docente (GETRAFOR).  

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

JACQUES, A. S.; HOBOLD, M. S. FATORES DE INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL / Factors of intensification of teachers’ work in the early years of elementary school. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 3, p. 117–134, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9263. Acesso em: 16 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS