OS TEMPOS E ESPAÇOS DO GESTOR ESCOLAR EM FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA / School manager's time and space of formation in Distance Education

Autores

  • Aline Gabriele Pereira Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Formação Continuada, Educação a Distância, Gestão Escolar, Tempos e Espaços

Resumo

É reconhecida a importância da formação continuada para o trabalhador da educação e, através da Educação a Distância (EaD) a realização de tal formação sem necessidade de dispensa do trabalho tornou-se ainda mais "viável" e comum sem que, no entanto, fossem consideradas as implicações de tal formação no trabalho e na vida desses sujeitos. O Curso de Especialização em Gestão Escolar, integrante do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, instituído pelo Ministério da Educação, é um desses exemplos, ao fornecer aos gestores de escolas públicas de todo o Brasil formação continuada lato sensu a distância, e será o foco desta investigação, que busca analisar os tempos e espaços utilizados por esses gestores escolares na realização da formação. Para tanto a pesquisa foi realizada junto aos alunos egressos do curso oferecido pela UFMG nos anos de 2008 e 2010. Foram analisados os dados obtidos nos questionários de 260 sujeitos e entrevistas semiestruturadas, realizadas com 15 deles. Os dados resultantes da pesquisa estão distribuídos ao longo de três capítulos...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Gabriele Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrado em Educação e Graduação em Pedagogia, ambos pela FaE/UFMG. Assessora pedagógica do Curso de Especialização em Gestão Escolar da FaE/UFMG.

Downloads

Publicado

2014-02-04

Como Citar

PEREIRA, A. G. OS TEMPOS E ESPAÇOS DO GESTOR ESCOLAR EM FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA / School manager’s time and space of formation in Distance Education. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 281–282, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9268. Acesso em: 17 out. 2021.