A GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO ENTRE A FORMAÇÃO E O TRABALHO / School management of basic education: building management between training and job
Palavras-chave:
Gestão escolar, Trabalho do gestor escolar, Formação do trabalho do gestor escolar, Lógica das competênciasResumo
A questão que motivou o presente trabalho foi analisar os processos da gestão escolar nos discursos de alunos egressos do Curso de Especialização em Gestão Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, a partir da análise da Teoria das Competências. Os discursos foram captados através da leitura dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), referentes à primeira turma deste curso, no período de 2008 a 2009. O problema que orienta o estudo é: Qual identidade de gestor escolar essa Lógica da Competência pretende construir? Quais subjetividades são construídas nos processos de individualização das relações de trabalho e da formação profissional desse gestor escolar? O objetivo geral foi o de analisar 59 TCCs e capturar, através das mensagens presentes nos textos, o discurso dos alunos egressos sobre os processos da gestão escolar, considerando as variáveis relacionadas ao trabalho do gestor no contexto da gestão e à formação dos processos de trabalho do gestor escolar...Downloads
Publicado
2014-02-05
Edição
Seção
RESUMOS
Licença
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Como Citar
A GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO ENTRE A FORMAÇÃO E O TRABALHO / School management of basic education: building management between training and job. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 283–285, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9269. Acesso em: 18 mar. 2025.