ADOÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL: A TECNOLOGIA COMO INOVAÇÃO EDUCACIONAL / Adoption of virtual environments for learning in higher education presential: technology as an educational innovation

Autores

  • Daniel Thomé Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcelo Nogueira Cortimiglia Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Ambiente Virtual de Aprendizagem, Inovação, CBAM

Resumo

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) vêm sendo utilizados em escala crescente não só em programas e cursos de educação a distância, mas, também, no ensino presencial. Este estudo tem como objetivo compreender de que forma os docentes do ensino superior adotam a tecnologia em um contexto de inovação pedagógica e quais são suas principais preocupações neste processo. Para tanto, utilizou-se como arcabouço teórico o modelo CBAM - Concerns-Based Adoption Model. Os resultados sugerem que, ao enxergar a tecnologia como inovação, os docentes tendem a justificar o seu uso com orientação ao aprimoramento da aprendizagem dos alunos. Nesse caso, as ferramentas interativas e mais propensas à construção conjunta do conhecimento, como o Fórum, são as mais utilizadas. Ao mesmo tempo, cresce a preocupação dos professores com as questões relativas à ressignificação do papel de docente. Por fim, o estudo sugere duas orientações básicas no uso dos ambientes virtuais: o foco na gestão do ensino e o foco na aprendizagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Thomé Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Engenharia de Produção pela UFRGS, Especialista em Engenharia de Sistemas pela ESAB, Graduação em Engenharia de Produção pela UFRGS. Analista de Tecnologia da UFRGS.

Marcelo Nogueira Cortimiglia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Engenharia pelo Dipartimento di Ingegneria Gestionale (DIG) do Politecnico di Milano, Itália, Mestre em Engenharia de Produção e Graduação em Engenharia Civil, ambos pela UFRGS. Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes (DEPROT) da UFRGS. 

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

OLIVEIRA, D. T.; CORTIMIGLIA, M. N. ADOÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL: A TECNOLOGIA COMO INOVAÇÃO EDUCACIONAL / Adoption of virtual environments for learning in higher education presential: technology as an educational innovation. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 3, p. 153–176, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9297. Acesso em: 16 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS