O TRABALHO DOCENTE ANUNCIADO NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO ENTRE 1851 E 1890 / The teaching work advertised in newspaper "Diario de Pernambuco", between 1851-1890

Autores

  • Adriana Maria Paulo da Silva UFPE
  • Ramon de Oliveira UFPE

Palavras-chave:

Trabalho docente, Recife, Século XIX

Resumo

Tendo por base documental os anúncios publicados por professores no jornal Diário de Pernambuco e os Relatórios dos Presidentes da Província de Pernambuco, o artigo analisa, em diálogo com a bibliografia especializada e com os resultados de duas pesquisas em andamento - ambas a respeito do universo dos trabalhadores do Recife na segunda metade do século XIX -, a situação estrutural da escolarização da província e do Recife no período em questão, os variados perfis dos anunciantes encarregados do ensino das disciplinas escolarizadas e os usos por eles feitos dos anúncios, como estratégia para divulgação de seus serviços. Argumenta que a docência particular emergiu e perdurou, durante todo o século, como um tipo de serviço praticado na interseção de vários outros, principalmente daqueles que ligavam as casas à rua, o privado ao público, na fronteira entre a prestação de um tipo de serviço liberal e dos serviços domésticos. Localizando-se nessa fronteira, esteve aberto e foi atrativo a todo o tipo de pessoas - principalmente às pessoas comuns, livres e pobres - as quais utilizaram os jornais como veículo de divulgação dos seus serviços e cuja potencialidade era mantê-las a salvo das tentativas de controle dos poderes públicos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Maria Paulo da Silva, UFPE

Doutora em História pela UFPE e Mestre em Educação pela UFF. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE.

Ramon de Oliveira, UFPE

Doutor em Educação pela UFF. Mestre em Educação pela UFPE. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE.

Downloads

Publicado

2014-05-17

Como Citar

SILVA, A. M. P. da; OLIVEIRA, R. de. O TRABALHO DOCENTE ANUNCIADO NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO ENTRE 1851 E 1890 / The teaching work advertised in newspaper "Diario de Pernambuco", between 1851-1890. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 275–295, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9305. Acesso em: 17 out. 2021.