DINÂMICAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E DA APRENDIZAGEM: UM ELO PERDIDO NA PROBLEMÁTICA DO DESENVOLVIMENTO INFORMACIONAL? REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO ARTESANAL “ARTÍSTICA” NA ARGENTINA ENTRE 1993 ATÉ OS DIAS ATUAIS / Work and learning organization
Palavras-chave:
Organização da aprendizagem, Produção artesanal artística, Produção capitalistaResumo
Este artigo explora as ligações entre trabalho e organização da aprendizagem, produção, e desenvolvimento da informação/do conhecimento na Argentina durante as últimas duas décadas. Com esse objetivo, o artigo se foca na produção artesanal "artística" (também conhecida como "clássica" ou "tradicional") na transição para a forma de produção capitalista no campo das artes plásticas/visuais na indústria cultural, após a implementação da Lei Federal de Educação (1993, n. 24195). Essa lei está formando os alunos nas áreas artísticas para se tornarem futuros autônomos, produtores de "conteúdos" de artes plásticas/visuais ou trabalhadores semiqualificados na "fase industrial" da indústria cultural? Quais lições podem ser aprendidas com esse exercício como uma contribuição para o desenvolvimento de uma agenda baseada na defesa da indivisibilidade das dimensões civil, política, econômica, social e cultural dos direitos humanos de homens e mulheres?