TRÊS ABORDAGENS DISTINTAS SOBRE A CATEGORIA DA REPRODUÇÃO: LUKÁCS, ALTHUSSER E BOURDIEU & PASSERON / Three different approaches about the category of the reproduction: Lukács, Althusser and Bourdieu & Passeron

Autores

  • Ester Vaisman FAFICH/UFMG
  • Ronaldo Vielme Fortes UFJF

Resumo

Consideramos que a análise do problema da reprodução não pode prescindir da contribuição de György Lukács, de Para uma Ontologia do Ser Social, de Louis Althusser, de Sobre a Reprodução, e de Bourdieu e Passeron, de A Reprodução - Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Em suma, o que se pretende com a presente comunicação é estabelecer um quadro comparativo entre as três concepções de reprodução e seus vínculos com o fenômeno educativo, sublinhando, sempre que possível, o matrizamento filosófico de cada uma das concepções. Nesse sentido, objetivamos demonstrar em largos traços os problemas e limites das concepções de Althusser e de Bourdieu e Passeron frente àquela tematizada por Lukács em sua obra postumamente publicada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ester Vaisman, FAFICH/UFMG

Doutora em Educação pela UFMG, Pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Mestrado em Filosofia pela UFPB, Graduação em Ciências Sociais pela Usp. Professora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFMG.

Ronaldo Vielme Fortes, UFJF

Doutor e Mestre em Filosofia pela UFMG, Pós-doutorado pela Universidade de Buenos aires, Graduação em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura. Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

VAISMAN, E.; FORTES, R. V. TRÊS ABORDAGENS DISTINTAS SOBRE A CATEGORIA DA REPRODUÇÃO: LUKÁCS, ALTHUSSER E BOURDIEU & PASSERON / Three different approaches about the category of the reproduction: Lukács, Althusser and Bourdieu & Passeron. Trabalho & Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 245–255, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9423. Acesso em: 8 mar. 2021.