ANÁLISE ESTATÍSTICA DE EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO COLÉGIO ESTADUAL DE PATO BRANCO / Statiscal analysis of dropout in vocational school education of Colégio Estadual de Pato Branco

Autores

  • Lisângela Gugelmin Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco
  • Gilson Ditzel Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco
  • Edilson Pontarollo Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco

Palavras-chave:

Educação Profissional, Evasão Escolar, Análise Estatística | Vocational Education, High School Dropout, Statistical Analysis

Resumo

This article is the result of quantitative exploratory phase of a Stricto Sensu Course Research Project - Master in Regional Development at Federal Technological University of Paraná, Pato Branco Campus, whose problematic research is Dropouts in High Scholl Technical Subsequent Courses Pato Branco Public School (CEPB). The CEPB has a tradition of offering professional education courses in the city of Pato Branco since the 1970s, however, the courses have registered an increase in dropout rates in recent years, which raised the need to carry out a search more detail on this phenomenon. So this article aims to systematize and through quantitative analysis of data on the Middle Level Technical Courses Subsequent mode CEPB to identify dropout rates and graduation of students in these courses, and the identification of possible relationships between different variables research indicating relevant aspects of grouping individuals with correlated features that allow the prediction of a sample of individuals for future qualitative research to identify factors that contribute or not to the truancy of professional courses.

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Este artigo é resultante da fase exploratória quantitativa do Projeto de Pesquisa do Curso de Pós- GraduaçãoStricto Sensu - Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná,Campus Pato Branco - cuja problemática de pesquisa é a Evasão Escolar nos Cursos Técnicos de Nível Médio Subsequentes do Colégio Estadual de Pato Branco (CEPB). O CEPB tem a tradição de ofertar cursos de educação profissional no município de Pato Branco desde a década de 1970, no entanto, os cursos têm registrado uma elevação nas taxas de evasão escolar nos últimos anos, o que suscitou a necessidade da realização de uma pesquisa mais pormenorizada sobre o fenômeno. Portanto, este artigo tem como objetivo a sistematização e análise quantitativa de dados referentes aos Cursos Técnicos de Nível Médio modalidade Subsequente do CEPB, para identificação das taxas de evasão e diplomação dos alunos nos referidos cursos, bem como a identificação de possíveis relações entre as diferentes variáveis de pesquisa que indiquem aspectos relevantes de agrupamento de indivíduos com características correlacionadas que possibilitem a predição de uma amostra de indivíduos para uma futura pesquisa de caráter qualitativo a fim de identificar fatores que contribuam ou não para a evasão escolar dos cursos profissionalizantes. 

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Biografia do Autor

Lisângela Gugelmin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco

Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados, Especialista em Engenharia de Software, Professora de Educação Profissional do Quadro Próprio do Magistério da Secretaria Estadual de Educação do Paraná.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco.

Área de Pesquisa Educação Profissional e Tecnológica

Gilson Ditzel Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco

Doutor em Administração -Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo/SP; Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Professor da Disciplina de Estatística Aplicada às Ciências Sociais do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Pato Branco-PR.

Edilson Pontarollo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco

Doutor em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul/RS, Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Professor da Disciplina de Representações Metas Cognitivas do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Pato Branco-PR.

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Publicado

2016-03-03

Como Citar

GUGELMIN, L.; SANTOS, G. D.; PONTAROLLO, E. ANÁLISE ESTATÍSTICA DE EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO COLÉGIO ESTADUAL DE PATO BRANCO / Statiscal analysis of dropout in vocational school education of Colégio Estadual de Pato Branco. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 24, n. 2, p. 209–227, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9439. Acesso em: 17 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS