ENVELHECIMENTO OU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL? APONTAMENTOS PARA UMA DISCUSSÃO SOBRE TRAJETÓRIAS DOCENTES / Aging or professional development? Notes for discussion about professors trajectories

Autores

  • Maria Auxiliadora Ávila dos Santos Sá Universidade de Taubaté
  • Dalva Maria Ribeiro de Souza Universidade de Taubaté

Palavras-chave:

Desenvolvimento humano, Envelhecimento profissional, Trajetórias docentes | Human development, Professional aging, Teachers trajectories

Resumo

Getting older, in life or career, has been synonym of wisdom or degeneration for a long time ago. Duality presented today in multiple possibilities of development along the professional life cycle including the final phase can be continuous precursors under new conditions. Herein, a discussion of aging process in human life cycle of career was presented, according to three mainly theory trends - organicist, contextualist and life-span -, professional life cycle based on Michael Huberman's model and from questions raised by brazilian researches with focus on professors trajectory, specially higher education. A new way to get older in career explains and reinforces recrudescence studies on new expectations indicated by occupational and social clock patterns with a consequent demand by researches on configuration of professional life cycle in contemporaneity.

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Envelhecer, seja na vida ou na profissão, há muito tempo deixou de ser sinônimo de sabedoria ou de degeneração, dualidade que hoje dá lugar a múltiplas possibilidades de desenvolvimento ao longo do ciclo de vida profissional, inclusive em sua fase final, que pode ser precursora de continuidade sob novas condições. Discute-se o processo de envelhecimento no ciclo de vida humano segundo três principais tendências teóricas (organicista, contextualista e life-span); o ciclo de vida profissional segundo o modelo de Michael Huberman; e de questões levantadas por pesquisas brasileiras, tendo como foco a trajetória de professores, em especial os do ensino superior. Um novo modo de envelhecer na profissão explica e reforça o recrudescimento de estudos sobre as novas expectativas indicadas pelos relógios social e ocupacional, com a consequente demanda por pesquisas sobre as configurações do ciclo de vida profissional na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Ávila dos Santos Sá, Universidade de Taubaté

Doutora em Educação: Psicologia da Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté

Dalva Maria Ribeiro de Souza, Universidade de Taubaté

Mestranda em Educação e Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté. Graduada em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (UNISAL)

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Publicado

2016-03-03

Como Citar

SÁ, M. A. Ávila dos S.; SOUZA, D. M. R. de. ENVELHECIMENTO OU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL? APONTAMENTOS PARA UMA DISCUSSÃO SOBRE TRAJETÓRIAS DOCENTES / Aging or professional development? Notes for discussion about professors trajectories. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 24, n. 2, p. 267–280, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9442. Acesso em: 22 out. 2021.

Edição

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