TRABALHO E EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES NO ÂMBITO ESCOLAR | Work and education: implications in the school environment

Autores

Palavras-chave:

Trabalho e Educação, Processos produtivos, Educação escolar, Work and education, Productive processes, School education

Resumo

Prepared as a result of bibliographic research, exploratory, this article discusses the problems inherent in the relationship between work and education, linking these categories to production processes and their implications in the school. This is a critical and reflective analysis of the changes in the world of work and the resulting education, especially the technical and scientific advances, the restructuring of the capitalist production system. In the elaboration of this paper, the theoretical approach utilized adresses in topics the thematics work and education; the relationship between work, education and school in the capitalist society; and the implications of the production process in school education. The study results indicate the importance of education that seeks to overcome the alienation and assume responsibility for the conditions of existence and socio-political-economic and cultural interactions. 

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Elaborado como decorrência de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, este artigo discute a problemática inerente às relações entre trabalho e educação, vinculando essas categorias aos processos produtivos e suas implicações no âmbito escolar. Trata-se de uma análise crítico-reflexiva sobre as transformações no mundo do trabalho e da educação decorrentes, sobretudo, dos avanços técnico-científicos, da restruturação do sistema de produção capitalista. Na organização do texto, o referencial teórico utilizado aborda em tópicos as temáticas trabalho e educação; a relação trabalho, educação e escola na sociedade capitalista; e as implicações do processo produtivo na educação escolar. Os resultados do estudo apontam a importância de uma educação escolar que busque a superação da alienação e assuma responsabilidades quanto às condições de existência e às interações sociopolítico-econômica e cultural. 


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Biografia do Autor

Maria Rita Santos da Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação (FACED) da UFAM. Trabalha com políticas educacionais, trabalho e educação, avaliação da educação básica.

Selma Suely Baçal de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas-UFAM Programa de Pós-graduação em Educação-PPGE

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada 3 da FACED e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFAM. Tem experiência na área de Trabalho e Educação, atuando principalmente nos temas: Sociologia do Trabalho; Qualificação Profissional; Novas Tecnologias, Formação para o Trabalho e Qualificação dos Trabalhadores.

Elenize Cristina Oliveira da Silva, Universidade Federal de Roraima - UFRR Uiversidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutoranda e Mestre em Educação pela UFAM. Professora Classe C-III da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Atualmente é professora do curso de Letras da UFRR, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação-PPGE da Universidade Federal do Amazonas-UFAM

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Publicado

2016-12-26

Como Citar

SILVA, M. R. S. da; OLIVEIRA, S. S. B. de; SILVA, E. C. O. da. TRABALHO E EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES NO ÂMBITO ESCOLAR | Work and education: implications in the school environment. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p. 77–88, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9525. Acesso em: 8 jun. 2023.

Edição

Seção

ARTIGOS

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