MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO E A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR DA REDE PRIVADA NA CIDADE DE MANAUS/AM
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9896Palavras-chave:
Trabalho, Qualificação, Ensino SuperiorResumo
Esta produção objetiva lançar luzes sobre as mudanças no mundo do trabalho a partir das últimas décadas do século XX, e, tem como objetos, a expansão do ensino superior na rede privada da cidade de Manaus e a absorção da mão de obra no setor produtivo das indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM). O estudo é de caráter bibliográfico e foi construído à luz das leituras e dos debates ocorridos no Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Educação/GPPE, da Universidade Federal do Amazonas. Está dividido em três itens. O primeiro trata das mudanças no mundo do trabalho, suas repercussões para a classe trabalhadora e seus impactos na sociedade contemporânea fundamentados nos autores Harvey (1992; 2014), Antunes (2011), Salerno (2008) e Hirata (2008). O segundo faz uma incursão no processo de desenvolvimento histórico da escola e o seu papel para a “qualificação” para o trabalho no trato da relação com a produção, reprodução e a acumulação do capital. O terceiro item tece considerações sobre o Estado Neoliberal e seu ideário de “mercado livre”. A pesquisa aponta que existe descompasso entre o espraiamento das instituições privadas na cidade de Manaus e a pouca absorção pelas indústrias locais da mão de obra qualificada, o que evidencia um processo contraditório, uma vez que, a expansão do ensino superior privado da cidade de Manaus é fomentada, também, como requisito de preparo de mão de obra qualificada para o PIM.
Downloads
Referências
ADRIÃO, T. O Negócio da Educação: aventuras na terra do capitalismo sem risco. FAPESP; Gilberto Maringoni (Org.). et al. São Paulo: Olho d’Água, 2017.
ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 15. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2011.
ASSIS, M. Educação e a formação profissional na encruzilhada das velhas e novas tecnologias. In: FERRETTI, C. J.; MADEIRA, F. R.; FRANCO, M. L. P. B.; ZIBAS, D. M. L. (Orgs.). Novas Tecnologias, Trabalho e Educação: um debate multidisciplinar. 10. ed. São Paulo: Editora Vozes, 2008.
BRASIL. Constituição (1988): República Federativa do Brasil-Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em . Acesso em: 14 jun. 2007.
BRASIL. Lei n. 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei nº 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11096.htm. Acesso em: 20 jul. 2018.
BRASIL. Lei n. 11.079, de 30 de dezembro de 2014. Institui normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada no âmbito da administração pública. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Lei/L11079.htm. Acesso em: 20 jul. 2018.
BRASIL. Constituição (1988): Emenda Constitucional nº 95, de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. In: Constituição da República Federativa do Brasil.
CHAVES, V. L. J. Expansão da privatização/mercantilização do ensino superior brasileiro: a formação dos oligopólios. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 111, p. 481-500, abr.-jun. 2010. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 23 abr. 2018.
CHESNAIS, F. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.
ENGUITA, M. F. Trabalho, Escola e Ideologia: Marx e a crítica da educação. Porto Alegre/RS: Editora Artes Médicas Sul Ltda, 1993.
FORD, H. Minha vida e minha obra. Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional, 1926.
FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva: um reexame das relações entre educação e estrutura econômico-social e capitalista. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1993.
HARVEY, D. Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1992.
HARVEY, D. O neoliberalismo história e implicações. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
HIRATA, H. Da Polarização das qualificações ao modelo da competência. In: FERRETTI, C. J.; MADEIRA, F. R.; FRANCO, M. L. P. B.; ZIBAS, D. M. L. (Orgs.). Novas Tecnologias, Trabalho e Educação: um debate multidisciplinar. 10. ed. São Paulo: Editora Vozes, 2008.
LEITE, M. P. Modernização Tecnológica e Relações de Trabalho. In: Trabalho e Educação. 2. ed. São Paulo: Papirus, 1994.
MACHADO, L. R. S. Mudanças Tecnológicas e a Educação da Classe trabalhadora. In: Trabalho e Educação. 2. ed. São Paulo: Papirus, 1994.
MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã (Feuerbach). 5. ed. São Paulo: Editora Hucitc, 1986.
MOURÃO, A. R. B. A industrialização do Estado do Amazonas. In: OLIVEIRA, S. S. B. (Org.). Trabalho, educação, empregabilidade e gênero. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2009.
NOGUEIRA, M. G. Educação e empregabilidade: ensaio sobre a utilização da qualificação profissional como instrumento de construção de consenso nas relações de trabalho. In: OLIVEIRA, S. S. B. de. (Org). Trabalho, educação, empregabilidade e gênero. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2009.
OHNO, T. O sistema Toyota de produção: além da produção em larga escala. Porto Alegre: Bookman, 1997.
OLIVEIRA, S. S. B. A “Periferia” do Capital: na cadeia produtiva de eletroeletrônicos. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas – EDUA, 2007.
PEREIRA, L. de L.; OLIVEIRA, S. S. B. de. Desemprego no Polo Industrial de Manaus- Setor Eletroeletrônico e o discurso da empregabilidade. 37ª Reunião Nacional da ANPEd: UFSC – Florianópolis, 2015.
PERONI, V. M. V. Política educacional e o papel do estado no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2003.
PERONI, V. M. V. A relação público/privado e a gestão da educação em tempos de redefinição do papel do Estado. In: ADRIÃO, T.; PERONI, V. (Orgs.). Público e privado na Educação: novos elementos para o debate. São Paulo: Xamã, 2008.
PIORE, M.; SABEL, C. The second industrial divide. Possibilities for prosperity. New York: Basic Books, 1984.
RAMOS, M. N. A Pedagogia das Competências: autonomia ou adaptação? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SALERNO, M. S. Trabalho e organização na empresa industrial integrada e flexível. In: FERRETTI, C. J.; MADEIRA, F. R.; FRANCO, M. L. P. B.; ZIBAS, D. M. L. (Orgs.). Novas Tecnologias, Trabalho e Educação: um debate multidisciplinar. 10. ed. São Paulo: Vozes, 2008.
SAVIANI, D. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETTI, C. J.; MADEIRA, F. R.; FRANCO, M. L. P. B.; ZIBAS, D. M. L. (Orgs). Novas Tecnologias, Trabalho e Educação: um debate multidisciplinar. 10. ed. São Paulo: Editora Vozes, 2008.
SGUISSARDI, W. A universidade brasileira do século XXI: desafios do presente. São Paulo: Cortez, 2009.
TAYLOR, F.W. Princípios de Administração Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 1990.
WOOD, S. J. Toyotismo e/ou Japonização. In: HIRATA, H. (Org.). Sobre o Modelo Japonês. São Paulo: Edusp - Editora da Universidade de São Paulo, 1993.