A TEORIA DA ATIVIDADE DE ALEXEI N. LEONTIEV E SUA ABORDAGEM SOBRE A CORRELAÇÃO ENTRE MOTIVOS E SENTIDOS PESSOAIS | The theory of the activity of Alexei N. Leontiev and its approach on the correlation between motives and personal senses

Autores

  • Tatiana Soares Machado Centro Universitário Una
  • Lucília Regina Machado Centro Universitário Una.

Palavras-chave:

Teoria da atividade, Sentido pessoal, Trabalho alienado, Theory of activity, Personal sense, Alienated work

Resumo

The article presents the results of the theoretical conceptual review, which gave basis to the problem's constitution and the development of a field research, which purpose was to analyze the nexus between motives and personal senses of the choice of physicians in higher education as professional activity. This review privileged the theoretical contributions of Alexei N. Leontiev, especially his Theory of Activity, the foundations in Marx and Vygotsky that served him for this systematization and the discussion he makes about the correlations between motives of activity and personal senses.

___

O artigo apresenta resultados de revisão teórica conceitual, que deu base à constituição do problema e desenvolvimento de uma pesquisa empírica, cujo propósito foi de analisar os nexos entre motivos e sentidos pessoais da escolha por médicos da docência no ensino superior como atividade profissional. Essa revisão privilegiou as contribuições teóricas de Alexei N. Leontiev, especialmente sua Teoria da Atividade, os fundamentos em Marx e Vygotsky que lhe serviram para essa sistematização e a discussão que ele faz sobre as correlações entre motivos da atividade e sentidos pessoais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Soares Machado, Centro Universitário Una

Possui graduação em Psicologia pela Universidade FeUMEC (2011), mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA (2017). Docente, atualmente é professora do SENAC Minas e do Núcleo de Pós-graduação das Faculdades Santo Agostinho (2015 - 2018). Além de atuar como psicológa clínica em atendiemento a jovens e adultos, atuar com consultora escolar em processos de adaptação escolar a crianças com dificuldades de aprendisagem (2011 - 2018) e em consultorias empresariais nas demandas de educação cooporativa e em gestão de Reccursos Humanos (2008 - 2018).

Lucília Regina Machado, Centro Universitário Una.

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984) e Pós-doutorado em Sociologia do Trabalho pelo Institut de Recherches sur les Sociétés Contemporaines (Iresco) do CNRS, França (1997-8). É professora titular aposentada da Faculdade de Educação da UFMG. Atualmente, é professora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA (PPG-GSEDL). Foi Gerente Técnico-pedagógica do Programa de Expansão da Educação Profissional (PROEP) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC; membro da Comisión Asesora de Expertos Iberoamericanos en Educación Técnico Profesional da Organização dos Estados Ibero-Americanos; e da Comissão Executiva Nacional do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio, Setec/MEC. É membro de corpo editorial de 16 periódicos científicos, do grupo de pesquisa Trabalho-educação e Desenvolvimento Local inscrito no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq, do Poiesis - Núcleo de Estudos sobre Trabalho-Educação do PPG-GSEDL e do Comitê Sociocientífico da Universidade Internacional Terra Cidadã. É sócia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (Aninter-SH) e do Centro de Estudos Educação e Sociedade (Cedes). Foi homenageada com a Medalha Nilo Peçanha pelo Ministério da Educação e com a Medalha Pe. José Pedro Mendes Barros pelo IFMG-Câmpus Ouro Preto. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação e Teoria da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação; trabalho e educação; educação profissional e tecnológica; pedagogia do trabalho; atividade humana, técnica e tecnologia; teoria da atividade e educação; politecnia e escola unitária; desenvolvimento local; gestão social; inovações sociais

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-11-27

Como Citar

MACHADO, T. S.; MACHADO, L. R. A TEORIA DA ATIVIDADE DE ALEXEI N. LEONTIEV E SUA ABORDAGEM SOBRE A CORRELAÇÃO ENTRE MOTIVOS E SENTIDOS PESSOAIS | The theory of the activity of Alexei N. Leontiev and its approach on the correlation between motives and personal senses. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 151–164, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9764. Acesso em: 16 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS