PANORAMA GLOBAL SOBRE BURNOUT EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA / Global overview of Burnout in teachers of physical education

  • Erika Cristina de Carvalho Silva Pereira Universidade Federal do Pará Universidade do Estado do Pará
  • Rogério Gonçalves de Freitas Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Trabalho docente, Burnout, Educação Física

Resumo

Nos últimos anos, a síndrome de Burnout tem se alastrado quase que como uma epidemia em professores em todo o mundo. Expectativas e realizações no trabalho chocam-se com a realidade e produzem frustrações. Este elaborado teve como objetivo investigar os elementos causais e efeitos do Burnout em professores de Educação Física a partir das prevalências dessa síndrome em estudos realizados no Brasil e em alguns países do mundo. Além disso, relacionou o avanço da síndrome com o fenômeno de precarização do trabalho global. A análise dos dados teve como base o Materialismo Histórico dialético. A pesquisa foi de natureza bibliográfica, com abordagem qualitativa sobre os dados obtidos. Concluiu que a precarização do trabalho docente está em todo lugar e que a síndrome de Burnout em professores de Educação Física apresenta similitudes entre professores dessa disciplina em todo o mundo.

Abstract

In recent years, Burnout syndrome has spread almost as an epidemic in teachers around the world. Expectations and achievements at work collide with reality and produce frustration. This article had as objective to investigate the causal elements and effects of Burnout in Physical Education teachers from the prevalence of this syndrome in studies conducted in Brazil and in some countries of the world. In addition, he related the progression of the syndrome to the phenomenon of precariousness of global work. Data analysis was based on Dialectical Historical Materialism. The research was of bibliographic nature, with a qualitative approach on the obtained data. It concluded that the precariousness of teaching work is everywhere and that Burnout syndrome in Physical Education teachers presents similarities among teachers of this discipline throughout the world.

Biografia do Autor

Erika Cristina de Carvalho Silva Pereira, Universidade Federal do Pará Universidade do Estado do Pará
Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/ UFPA). Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão (2012). Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional com Docência no Ensino Superior pela FAEME (2015). Estudando Pós-graduação em Pedagogia da Cultura Corporal na Universidade do Estado do Pará (2016).
Rogério Gonçalves de Freitas, Universidade Federal do Pará
Doutor em sociologia pela Università degli Studi di Napoli Federico II- Itália (2015). Mestre em sociologia pela Universidade Federal do Pará (2010) e especialista em docência do Ensino Superior pela UFPA (2008). Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado Pará UEPA (2007). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. 
Publicado
2019-08-29
Como Citar
PEREIRA, E. C.; FREITAS, R. PANORAMA GLOBAL SOBRE BURNOUT EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA / Global overview of Burnout in teachers of physical education. Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 / e-ISSN 2238-037X, v. 28, n. 2, p. 97-111, 29 ago. 2019.
Seção
ARTIGOS