Conhecimento sobre riscos ergonômicos e distúrbios musculosqueléticos relacionados ao trabalho em trabalhadores de instituição de ensino superior pública do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.45438

Palavras-chave:

Ergonomia, Absenteísmo, Transtornos Traumáticos Cumulativos

Resumo

Objetivos: Investigar o conhecimento sobre riscos ergonômicos e Distúrbios Ocupacionais Relacionados ao Trabalho (DORT) entre trabalhadores de uma instituição pública de ensino superior (IESp) no Brasil. Métodos: Um questionário online desenvolvido pelos autores foi enviado em um esquema de amostragem bola de neve para funcionários administrativos de um IESp em Seropédica, RJ (Brasil). O questionário continha questões sobre o nível de conhecimento sobre riscos ergonômicos; móveis e equipamentos ergonômicos; desconforto e dor durante o trabalho; as partes do corpo mais afetadas; e acesso a informações sobre riscos ergonômicos. Resultados: Dos 78 entrevistados, 86% relataram ter ouvido falar sobre os riscos ergonômicos e 67% relataram saber o que são, mas apenas 60% dos entrevistados conseguem identificar os riscos ergonômicos. Cerca de 87% acreditam que os riscos ergonômicos afetam sua saúde, mas 59% relataram que nunca falaram com eles em seu local de trabalho face a face. A maioria dos entrevistados (87%) também reconheceu que o acesso às informações pode permitir a identificação de riscos ergonômicos para acionar o setor responsável quando necessário. Quase todos os entrevistados (96%) gostariam de receber informações sobre riscos ergonômicos. Conclusões: Este estudo revelou uma lacuna preocupante no conhecimento sobre riscos ergonômicos e prevenção de DORT entre trabalhadores de pHEI no Brasil. Estas conclusões destacam as limitações das atuais estratégias de prevenção, ao mesmo tempo que reforçam a necessidade do envolvimento dos trabalhadores nas avaliações ergonómicas. No contexto das pHEI, devem ser incentivados programas educativos que capacitem os trabalhadores para identificar e abordar os riscos ergonómicos.

Biografia do Autor

  • Jacqueline de Assis Cunha, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Mestre em Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Fisioterapeuta, docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

  • Matheus Mello Silva, Centro Universitário Augusto Motta

    Graduando em Fisioterapia pelo Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Farmacêutico.

  • Arthur Sá Ferreira, Centro Universitário Augusto Motta

    Doutor em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fisioterapeuta, Professor do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM

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Publicado

2024-10-08

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Seção

ARTIGOS

Como Citar

Conhecimento sobre riscos ergonômicos e distúrbios musculosqueléticos relacionados ao trabalho em trabalhadores de instituição de ensino superior pública do Brasil. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 33, n. 2, p. 11–26, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2024.45438. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/45438. Acesso em: 26 dez. 2024.