Modes of political subjectivation of university students

an interpretation of the subject in Michel Foucault

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2023.48031

Keywords:

: Universitários. Sujeito. Pós-verdade. Poder-Saber

Abstract

The objective of this work of theoretical argument is to indicate some devices involved in the political choice of undergraduate students during their formative period. To this end, an interpretation of the constitution of the subject in Michel Foucault was proposed through a literature review. This led to the concept conventionally called modes of subjectivation. From this perspective, the relationship between the modes of subjectivation and the conception of truth was analyzed, as this is an essential factor in the composition of subjectivities in Foucault's reading. Finally, possible power-knowledge mechanisms involved in the production of political subjectivities of university students in contemporary times were indicated. Thus arguing that both the curricular subjects of higher education courses, and what Foucault called parrhesia, present in power relations, are relevant mechanisms for this political choice of students in the university context.

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Author Biographies

Diêgo Fernandes, Pontifícia Universidade Católica de Minas de Gerais

Doutorando em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), no qual trabalha a pesquisa: ATENDIMENTOS ON-LINE: UMA FACETA DOS PARADOXOS E (IN)CONCILIAÇÕES POLÍTICAS ENTRE O DISCURSO NEOLIBERAL E A PSICANÁLISE. Pesquisa esta financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/PROSUC Módulo II), na área de concentração: Processos de subjetivação e processos Psicossociais. Mestre em psicologia (2021), pela mesma instituição, onde visou trabalhar os Processos de Subjetivação com interfaces entre psicologia social e política na linha de pesquisa: Intervenções Clínicas e Sociais, com a pesquisa intitulada: "Processos de subjetivação e a experiência política de jovens no Brasil", pesquisa esta financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/PROSUC Módulo II). Possui graduação em Psicologia (2019), pela Faculdade Ciências da Vida, especialização em Psicanálise Clínica Avançada (2022) e licenciatura em filosofia (2022), também fez MBA em Gestão de Recursos Humanos (2022). Atualmente compõem o grupo de pesquisa ligada ao Laboratório de Psicanálise e Crítica Social da PUC Minas com o título "Violências e Narrativas: uma escuta psicanalítica". Também integrou o grupo de pesquisa Narrativas, Gênero e Saúde (NaGeS) entre (2020-2021). Atua como psicólogo clínico a partir da perspectiva psicanalítica, bem como, é professor Universitário lecionando diversas disciplinas. Interessa-se por estudos envolvendo as áreas de Psicanálise em articulação com as disciplinas: Psicopatologia, Epistemologia, Cultura, Filosofia, Política e Ciência da Religião.

Luciana Kind, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pós-doutorado em Psicologia Social (UFMG). Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007), tendo realizado estágio doutoral no Instituto Max Planck para a História da Ciência em Berlim (2005). Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Integrou a equipe responsável pela implantação do Pró-Saúde PUC Minas e foi tutora do PET-Saúde/VS. Foi representante do segmento Instituições Formadoras na Comissão Municipal de DST/Aids e Hepatites virais de Belo Horizonte entre 2015-2017. É professora no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e foi coordenadora entre 2017-2019. É líder do grupo Narrativas, Gênero e Saúde (NaGeS), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Vice-coordenadora do GT Cotidiano e Práticas Sociais na ANPEPP. Tem ampla experiência na editoração científica: a) é coeditora do periódico Psicologia & Sociedade; b) participa de conselhos editoriais nos periódicos Interface: Comunicação, Saúde, Educação (Botucatu) e DESAFIOS: Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins; c) foi membro do Conselho Editorial da Editora PUC Minas entre 2016 e 2018; d) atuou como consultora ad hoc em candidaturas de periódicos para as coleções LILACS e SciELO; e) foi membro da equipe de coordenação do Fórum de Publicações do XVII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP (2018) . Tem experiência nas áreas de Psicologia Social e Saúde Coletiva, desenvolvendo pesquisas, trabalhos técnicos, textos e atividades de formação com os seguintes temas: saúde pública, promoção da saúde, práticas grupais, violência contra mulheres, sentidos da morte e metodologias qualitativas

Published

2024-01-24

How to Cite

FERNANDES, D.; KIND, L. Modes of political subjectivation of university students: an interpretation of the subject in Michel Foucault. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 32, n. 3, p. 80–97, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2023.48031. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/48031. Acesso em: 13 may. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS