A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E A BUSCA DA UNIDADE: O QUE DIZEM OS ATORES / The appreciation of professional education and the search of unit: what the actors say

Authors

  • Jailton Souza Lira UFAL

Keywords:

Funcionários de escola, Plano de Cargos e Carreira, Valorização profissional

Abstract

Este artigo discute a relação sindical entre professores e funcionários de escola na rede estadual de ensino do Estado de Alagoas nos momentos de enfrentamento e mobilização em defesa das reposições salariais e da promulgação de um Plano de Cargos e Carreiras para os profissionais da educação. A estrutura do artigo está organizada a partir das reflexões dos trabalhadores da educação suscitadas através de entrevistas semiestruturadas realizadas em janeiro de 2012 e distribuídas ao longo do texto. Além das análises sobre a relação docente e não docente, procurou-se examinar a correlação de forças entre governos e educadores, expectativas em relação às ações sindicais e a importância da valorização profissional para os funcionários de escola.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jailton Souza Lira, UFAL

Doutorando em Educação pela UFPB, Mestre em Educação Brasileira e Graduado em História pela UFAL, Presidente do Conselho de Alimentação Escolar de Maceió/AL.

Published

2013-05-11

How to Cite

LIRA, J. S. A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E A BUSCA DA UNIDADE: O QUE DIZEM OS ATORES / The appreciation of professional education and the search of unit: what the actors say. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 107–116, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8906. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.