O SABER DOCENTE SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores/as

  • Amanda Cristina Ferreira Marinho UniCesumar
  • Suzi Maria Nunes Cordeiro Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Helaine Patricia Ferreira Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.17648/2238-037X-trabedu-v29n1-13888

Palabras clave:

Vygotsky, Mediação, Representações sociais

Resumen

O presente artigo busca compreender acerca da Teoria Histórico-Cultural, assim como sua aplicabilidade pedagógica junto aos professores da rede municipal de ensino de uma escola no norte do estado do Paraná. O objetivo consiste em identificar as representações sociais de professoras da rede municipal de ensino sobre a teoria vygotskyana, a fim de compreender como é significado pelas docentes e como isso impacta em suas atuações. Para tanto, foram realizadas entrevistas com sete professoras utilizando um questionário semiestruturado. As interpretações foram fundamentadas pela Teoria das Representações Sociais (TRS) a fim de se investigar como se formam os conhecimentos comuns no cotidiano dos sujeitos. O estudo justifica-se pela necessidade de demonstrarmos a importância do trabalho de Lev Vygotsky para que os (futuros) docentes reflitam sobre o (des)conhecimento do mesmo e como isso implica na maneira de mediarem o ensino. A problemática consiste em responder ao questionamento: quais são os conhecimentos das educadoras referentes à Teoria Histórico-Cultural? Nessa análise constatou-se que há necessidade de formação continuada para as professoras entrevistadas, visto que as participantes não têm conhecimento dos conceitos centrais do sociointeracionismo, além de se confirmar a hipótese da existência da dicotomia entre teoria e prática que se estabelece após a formação docente, o que torna o trabalho pedagógico vago.

Biografía del autor/a

  • Amanda Cristina Ferreira Marinho, UniCesumar

    Acadêmica do curso de Pedagogia da UniCesumar, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica pela linha de Psicologia Educacional

  • Suzi Maria Nunes Cordeiro, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    Pedagoga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Especialista em Psicologia Clínica e Institucional pela mesma instituição e Especialista em EaD e as Novas Tecnologias da Educação pela UniCesumar. Doutora em Educação pela UEM. Professora de Pedagogia na UniCesumar

  • Helaine Patricia Ferreira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    Pedagoga e Especialista em Educação pela UEM. Professora de Graduação e Pós-Graduação da UniCesumar. Tutora do Curso de Pedagogia a Distância na Universidade Estadual de Maringá (NEAD-UEM).

Referencias

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Publicado

2020-05-18

Número

Sección

ARTIGOS

Cómo citar

O SABER DOCENTE SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 111–123, 2020. DOI: 10.17648/2238-037X-trabedu-v29n1-13888. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/13888. Acesso em: 22 dec. 2024.

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