O SABER DOCENTE SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL / Teaching knowledge on Historical-Cultural Theory

  • Amanda Cristina Ferreira Marinho Unicesumar
  • Suzi Maria Nunes Cordeiro Universidade Estadual de Maringá
  • Helaine Patricia Ferreira Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Vygotsky, Mediação, Representações sociais, Mediation, Social representations

Resumo

O presente artigo busca compreender acerca da Teoria Histórico-Cultural, assim como sua aplicabilidade pedagógica junto aos professores da rede municipal de ensino de uma escola no norte do estado do Paraná. O objetivo consiste em identificar as representações sociais de professoras da rede municipal de ensino sobre a teoria vygotskyana, a fim de compreender como é significado pelas docentes e como isso impacta em suas atuações. Para tanto, foram realizadas entrevistas com sete professoras utilizando um questionário semiestruturado. As interpretações foram fundamentadas pela Teoria das Representações Sociais (TRS) a fim de se investigar como se formam os conhecimentos comuns no cotidiano dos sujeitos. O estudo justifica-se pela necessidade de demonstrarmos a importância do trabalho de Lev Vygotsky para que os (futuros) docentes reflitam sobre o (des)conhecimento do mesmo e como isso implica na maneira de mediarem o ensino. A problemática consiste em responder ao questionamento: quais são os conhecimentos das educadoras referentes à Teoria Histórico-Cultural? Nessa análise constatou-se que há necessidade de formação continuada para as professoras entrevistadas, visto que as participantes não têm conhecimento dos conceitos centrais do sociointeracionismo, além de se confirmar a hipótese da existência da dicotomia entre teoria e prática que se estabelece após a formação docente, o que torna o trabalho pedagógico vago.

Abstract

This article seeks to comprise the Historical-Cultural Theory as well as its pedagogical applicability to teachers of the municipal school network of a school in the northern State of Paraná. The aim is to identify the social representations of teachers of the municipal school system on Vygotsky theory with regard to understand how these representations make sense to them and how affect their actions. For this purpose were carried out interviews with seven teachers using a semi-structured questionnaire. The interpretations were based on the Social Representation Theory (SRT) in order to ascertain how common knowledge is formed in the daily lives of the subjects. The study is justified by the need to present the relevance of Lev Vygotsky’s work so that forthcoming teachers reflect on the knowledge or the lack of it and how it implies in the way they intervene in their teaching. The issue consists in responding the question: What do educators comprehend concerning to Historical-Cultural Theory? In this analysis has been verified the prominence of continuous training for teachers interviewed, bearing in mind that these participants do not have understanding of the main concepts of interactionist perspective. Furthermore has been confirmed the hypothesis of the dichotomy between theory and practice that is established after the teacher training, which makes the pedagogical work depthless.

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Biografia do Autor

Amanda Cristina Ferreira Marinho, Unicesumar

Acadêmica do curso de Pedagogia da UniCesumar, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica pela linha de Psicologia Educacional

Suzi Maria Nunes Cordeiro, Universidade Estadual de Maringá

Pedagoga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Especialista em Psicologia Clínica e Institucional pela mesma instituição e Especialista em EaD e as Novas Tecnologias da Educação pela UniCesumar. Doutora em Educação pela UEM. Professora de Pedagogia na UniCesumar

Helaine Patricia Ferreira, Universidade Estadual de Maringá

Pedagoga e Especialista em Educação pela UEM. Professora de Graduação e Pós-Graduação da UniCesumar. Tutora do Curso de Pedagogia a Distância na Universidade Estadual de Maringá (NEAD-UEM).

Publicado
2020-05-18
Como Citar
FERREIRA MARINHO, A. C.; NUNES CORDEIRO, S. M.; FERREIRA, H. P. O SABER DOCENTE SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL / Teaching knowledge on Historical-Cultural Theory. Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 / e-ISSN 2238-037X, v. 29, n. 1, p. 111-123, 18 maio 2020.
Seção
ARTIGOS