PRAZER E SOFRIMENTO NA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO EM UMA IFES MINEIRA / Pleasure and suffering in the teaching practice at a College Institution: case study at a Federal College Institution located in Minas Gerais state.

Autores/as

  • Valéria Cupertino Faculdade Novos Horizontes
  • Fernando Coutinho Garcia Faculdade Novos HOrizontes
  • Luis Carlos Honório Faculdade Novos Horizontes

Palabras clave:

Prazer, Sofrimento, Docência

Resumen

Este estudo tem por objetivo analisar as percepções de professores de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) mineira, localizada em Belo Horizonte, em relação às vivências de prazer e sofrimento no trabalho. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva que utilizou a abordagem qualitativa, com base em um estudo de caso. Foram realizadas oito entrevistas semiestruturadas analisadas sob a ótica da Análise dos Núcleos de Sentido (ANS), gerando 11 categorias temáticas. Pelas análises efetuadas, pôde-se observar que prazer e sofrimento no trabalho coexistem no ambiente laboral dos professores e não são excludentes. 

Biografía del autor/a

  • Valéria Cupertino, Faculdade Novos Horizontes

    Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes; Especialista em Treinamento Desportivo pela PUCMINAS; Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora de Educação Física do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

  • Fernando Coutinho Garcia, Faculdade Novos HOrizontes

    Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo com Pós-Doutorado em Sociologia do Trabalho pela Università di Roma; Mestre em Administração pela UFMG; Graduado em Geografia pela PUCMINAS. Professor Titular da Faculdade Novos Horizontes.

  • Luis Carlos Honório, Faculdade Novos Horizontes

    Mestre e Doutor em Administração, ambos pela UFMG; Graduado em Psicologia pela PUCMINAS. Professor Titular da Faculdade Novos Horizontes. 

Publicado

2015-02-19

Número

Sección

ARTIGOS

Cómo citar

PRAZER E SOFRIMENTO NA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO EM UMA IFES MINEIRA / Pleasure and suffering in the teaching practice at a College Institution: case study at a Federal College Institution located in Minas Gerais state. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 3, p. 101–116, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9255. Acesso em: 19 dec. 2024.