DEFINIÇÕES E SIGNIFICADOS DE TERMOS LIGADOS A FORMAÇÃO DOCENTE COM ÊNFASE NO CONCEITO DE PROFISSIONALIDADE DOCENTE

Autores/as

  • Ludiene Souza Leite Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG – Muriaé – MG)
  • Denise da Silva Braga Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM – Diamantina – MG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.41816

Palabras clave:

Definições, Formação docente, Profissionalidade docente.

Resumen

O objetivo deste artigo consiste em reunir definições sobre termos relacionados à formação docente, dando maior destaque ao conceito de profissionalidade docente. Considerando que esses conceitos não são unívocos nem independentes, apresentamos significados e sentidos expressos por autores renomados no campo da profissão docente, além de definições encontradas no Dicionário “Trabalho, profissão e condição docente” do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (GESTRADO/UFMG). A revisão de literatura realizada fez emergir diversos conceitos atribuídos à profissionalidade docente, manifestados em épocas e lugares distintos, o que nos levou a reuni-los e apresentá-los resumidamente para melhor apreensão, buscando contribuir com futuras análises acerca de tal temática. Esperamos que o conteúdo deste estudo contribua para discussões que envolvem a formação de professores e proporcione ampliação no entendimento do conceito de profissionalidade docente.

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Biografía del autor/a

Ludiene Souza Leite, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG – Muriaé – MG)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2011). Especialista em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Mestranda do programa de Pós-Graduação em Educação da UFVJM. Atualmente é pedagoga do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

Denise da Silva Braga, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM – Diamantina – MG)

DENISE DA SILVA BRAGA: Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Possui Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2000).

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Publicado

2024-10-08

Cómo citar

LEITE, L. S.; BRAGA, D. da S. DEFINIÇÕES E SIGNIFICADOS DE TERMOS LIGADOS A FORMAÇÃO DOCENTE COM ÊNFASE NO CONCEITO DE PROFISSIONALIDADE DOCENTE. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 33, n. 2, p. 155–166, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2024.41816. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/41816. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS