ANSIEDADE ENTRE FATORES ASSOCIADOS AO ESTILO DE VIDA DE ACADÊMICOS NA PANDEMIA DE COVID-19

Autores/as

  • Jorge Luiz Lima da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Giulia Lemos de Almeida Universidade Federal Fluminense (UFF) https://orcid.org/0000-0003-1783-3298
  • Cláudia Maria Messias Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.45667

Palabras clave:

Estudantes de Enfermagem, Ansiedade, Covid-19

Resumen

Objetivo: analisar o perfil sociodemográfico, vida acadêmica, hábitos de vida e questões relacionadas ao cotidiano, no início da crise pandêmica em busca de possíveis associações com a ansiedade entre acadêmicos de enfermagem de instituição pública federal. Método: estudo epidemiológico descritivo de desenho seccional. A população foi composta por 186 acadêmicos de enfermagem. Foi utilizado questionário online autoaplicado estruturado com perguntas abertas e fechadas, composto por blocos trazendo questões relacionadas à pandemia do coronavírus, hábitos de vida, perfil sociodemográfico e questões sobre a vida acadêmica antes e durante a crise de saúde, incluindo o Inventário de Ansiedade de Beck. Realizada análise bivariada dos dados utilizando a média de ansiedade como parâmetro no SPSS®21. Resultados: apresentou maior prevalência para o desfecho ser do sexo feminino, morar com pessoas que precisam de cuidados permanentes, possuir péssima qualidade de internet, classificar a saúde mental como muito ruim e diagnóstico prévio de doença crônica. Também apresentaram maior prevalência para ansiedade acima da média aqueles que relatavam preocupação constante, falta de paciência, sentir medos irreais, ter ataques de pânico, pensar demais, possuir insônia, problemas de memória e respiratórios. Conclusão: entende-se que estes estudantes estão em vulnerabilidade para o desenvolvimento de transtornos psíquicos que podem afetar na sua formação e influenciar no futuro profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jorge Luiz Lima da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Saúde Pública Ensp/ Fiocruz, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Graduação em Enfermagem e Licenciatura na Universidade Federal Fluminense. Enfermeiro. Prof. Adjunto - Depto. Materno-Infantil e Psiquiatria da Universidade Federal Fluminense.

Giulia Lemos de Almeida, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduanda de Enfermagem na Universidade Federal Fluminense. Estudante.

Cláudia Maria Messias, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Enfermagem pela EEAN/ UFRJ, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem e Obstetricia de Barra Mansa - RJ. Prof. Adjunto - Depto. Materno-Infantil e Psiquiatria da Universidade Federal Fluminense.

Citas

BARROS, Marilisa Berti de Azevedo; LIMA, Margareth Guimarães; MALTA, Deborah Carvalho; SZWARCWALD, Célia Landmann; DE AZEVEDO, Renata Cruz Soares; ROMERO, Dalia; SOUZA JÚNIOR, Paulo Roberto Borges de et al. Relato de tristeza/depressão, nervosismo/ansiedade e problemas de sono na população adulta brasileira durante a pandemia de COVID-19. Epidemiologia e Serviços de Saude, v. 29, n. 4, p. e2020427, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/nFWPcDjfNcLD84Qx7Hf5ynq/#. Acesso em 04 abr. 2023.

BRANCO, Emerson Pereira; ADRIANO, Gisele; ZANATTA, Shalimar Calegari. Educação e TDIC: contextos e desafios das aulas remotas durante a pandemia da COVID-19. Debates em Educação, v. 12, n. 2, p. 328-350, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10712. Acesso em 02 nov. 2022.

BRASIL. Recomendação nº 036, de 11 de maio de 2020. Recomenda a implementação de medidas de distanciamento social mais restritivo (lockdown), nos municípios com ocorrência acelerada de novos casos de COVID-19 e com taxa de ocupação dos serviços atingido níveis críticos. Brasília, DF: Conselho Nacional de Saúde. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/recomendacoes-cns/1163-recomendac-a-o-n-036-de-11-de-maio-de-2020. Acesso em 04 abr. 2023.

CHU, Yu-Hsiu; LI, Yao-Chuen. The Impact of Online Learning on Physical and Mental Health in University Students during the COVID-19 Pandemic. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 19, n. 5, p. 2966, 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35270659/. Acesso em 04 abr. 2023.

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Brasil vive uma segunda pandemia, agora na Saúde Mental. Conselho Federal de Enfermagem, 2022. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/brasil-enfrenta-uma-segunda-pandemia-agora-na-saude-mental_103538.html. Acesso em 03 nov. 2022.

COSTA, Camilla Oleiro da; BRANCO, Jerônimo Costa; VIEIRA, Igor Soares; SOUZA, Luciano Dias de Mattos; SILVA, Ricardo Azevedo da. Prevalência de ansiedade e fatores associados em adultos. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 68, n. 2, p. 92-100, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpsiq/a/PSrDy4ZFSGDCzNgJfJwVRxz/?lang=pt. Acesso em 04 jan 2023.

CURY, Augusto. Controle o estresse: Saiba como encontrar equilíbrio. São Paulo: Principis, 2021.

DIAS, Ernandes Gonçalves; BARBOSA, Elton Teixeira; BARBOSA, Elizeu Kleno Teixeira; BARDAQUIM, Vanessa Augusto. Ocorrência de estresse entre acadêmicos de Enfermagem de uma instituição de ensino superior. Avances en Enfermería, v. 39, n. 1, p. 11-20, 2021. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0121-45002021000100011&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 20 mar 2023.

ESTRELA, Fernanda Matheus; CRUZ, Moniky Araújo da; GOMES, Nadirlene Pereira; OLIVEIRA, Milena Arão da Silva; SANTOS, Rebeca dos Santos; MAGALHÃES, Júlia Renata Fernandes; ALMEIDA, Lílian Conceição Guimarães de. Covid-19 e doenças crônicas: impactos e desdobramentos frente à pandemia. Revista Baiana de Enfermagem, v. 34, p. e36559, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/36559. Acesso em 03 nov 2022.

FAGUNDES, Angélica Trindade; Willrich, Janaína Quinzen; Antonacci, Milena Hohmann; Kantorski, Luciane Prado; Portela, Dariane Lima; Souza, Thylia Teixeira. Estudiantes universitarios en el contexto de covid-19: perfil, comportamientos y actividades académicas. Cogitare Enfermagem, v. 27, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cenf/a/HzskQhQR9dFqcfYSWpkn87y/abstract/?lang=es. Acesso em 02 nov 2022.

FERREIRA, Beatriz Costa; SILVA, Sérgio Moraes; COSTA, Bernardo Vargas. Verificação de ansiedade em Acadêmicos dos cursos de saúde de uma Universidade Privada da Zona da Mata mineira. Interdisciplinary Scientific Journal, v. 6, n. 5, p. 330, 2019. Disponível em: https://www.cro-pe.org.br/site/adm_syscomm/publicacao/foto/dd5da983bc42b2dd26df49f02e81368c.pdf. Acesso em 04 abr. 2023.

HOSMER, David W.; LEMESHOW, Stanley. Applied Logistic Regression. New York: John Wiley & Sons, 1989.

MAGALHÃES, Rodrigo Cesar da Silva. Pandemia de covid-19, ensino remoto e a potencialização das desigualdades educacionais. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 28, p. 1263-1267, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/PsyyZM3qmWPBQcBMm5zjGQh/. Acesso em 04 abr. 2023.

MALTA, Deborah Carvalho; GOMES, Crizian Saar; BARROS, Marilisa Berti de Azevedo; LIMA, Margareth Guimarães; ALMEIDA, Wanessa da Silva de; DE SÁ, Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira; PRATES, Elton Junio Sady et al. Doenças crônicas não transmissíveis e mudanças nos estilos de vida durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 24, p. e210009, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepid/a/rhTGSqRDbs94Wh8CmjggYTb/abstract/?lang=pt. Acesso em 03 nov 2022.

MARQUES, Emanuele Souza; Moraes, Claudia Leite de; Hasselmann, Maria Helena; Deslandes, Suely Ferreira; Reichenheim, Michael Eduardo. A violência contra mulheres, crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela COVID-19: panorama, motivações e formas de enfrentamento. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 4, p. e00074420, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/SCYZFVKpRGpq6sxJsX6Sftx/. Acesso em 04 abr. 2023.

MOURA, Antonio Marcelo. Prevalência de transtorno de ansiedade em acadêmicos do curso de farmácia de uma instituição privada na Amazônia. Revista Saberes, v. 7, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/24679. Acesso em 04 abri. 2023.

NUNES, Renata Cristina. Um olhar sobre a evasão de estudantes universitários durante os estudos remotos provocados pela pandemia do COVID-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, p. e1410313022, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13022. Acesso em 04 abr. 2023.

OLIVEIRA, Elias Barbosa de; ZEITOUNE, Regina Célia Gollner; GALLASCH, Cristiane Helena; PÉREZ JÚNIOR, Eugenio Fuentez; SILVA, Alexandre Vicente da; SOUZA, Thiago Carvalho de, Common mental disorders in nursing students of the professionalizing cycle. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, n. 1, p. e20180154, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0154. Acesso em 04 abr. 2023.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. COVID-19: como a Coalizão Global de Educação da UNESCO está lidando com a maior interrupção da aprendizagem da história. 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/covid-19-como-coalizao-global-educacao-da-unesco-estalidando-com-maior-interrupcao-da. Acesso em 10 nov. de 2022.

PACHECO, Jennifer Bezerra; CARDOSO, Andréa dos Santos; MOURÃO, Rafaela Pires. Transtorno de ansiedade em acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública em Boa Vista – Roraima. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 6, p. 27674-27692, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41244. Acesso em 04 abr. 2023.

PINTO-COSTA, Isabelle Cristinne; Costa, Andréia Cristina Barbosa; Assunção, Munyra Rocha Silva; Chaves, Gabriel Lopes; Bressan, Vânia Regina; Chaves, Erika de Cássia Lopes. Consequências da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) na saúde mental da população mundial: scoping review. Revista Científica de Enfermagem, v. 11, n. 36, p. 366-381, 2021. Disponível em: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/521. Acesso em 04 abr. 2023.

RABELO, Leonardo Moreira; SIQUEIRA, Ana Kelly Américo; FERREIRA, Luzia Sousa. Desencadeadores do transtorno de ansiedade em acadêmicos de enfermagem: uma revisão sistemática. Revista Liberum accessum, v. 7, n. 1, p. 1-15, 2021. Disponível em: http://revista.liberumaccesum.com.br/index.php/RLA/article/view/52. Acesso em 04 abr. 2023.

REVISTA NURSING. Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo a OMS. Revista Nursing, 2022. Disponível em: http://www.revistanursing.com.br/brasil-e-o-pais-mais-ansioso-do-mundo-segundo-a-oms/#:~:text=Dados%20da%20Organiza%C3%A7%C3%A3o%20Mundial%20de,no%20topo%20do%20ranking%20mundial. Acesso em 02 nov 2022.

ROCHA, Natália Loureiro; Sora, Alcilea Barbosa de Andrade; Lapa, Alessandra da Terra; Santos, Daniele Durval dos. Construindo o projeto cuidadosamente: reflexão sobre a saúde mental dos graduandos de enfermagem frente ao COVID-19. Revista de Saúde Coletiva da UEFS, v. 10, p. 13-17, 2020. Disponível em: http://periodicos.uefs.br/index.php/saudecoletiva/article/view/5153. Acesso em 04 abr. 2023.

SANTOS, Ana Thaís Santana; Oliveira, Caroline Bispo de; Passos, Meiriane do Carmo; Andrade, Aglae da Silva Araujo; Gallotti, Fernanda Costa Martins. Integralidade do cuidado na formação do enfermeiro: visões e vivências do acadêmico de enfermagem. Enfermagem em Foco, v. 10, n. 1, p. 122-126, 2019. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1397. Acesso em 04 abr. 2023.

SOUSA SILVA, Andreza Ohana de Silva; Souza, Taynara Tavares de; Saraiva, Ana Larissa de Sousa; Sales, Érika Nayara Benício Gonçalves de; Bessa, Cristina Costa; Facundo, Sue Helem Bezerra Cavalcante; Oliveira, Silvana Alves de. Fatores intervenientes ao transtorno de ansiedade em acadêmicos de enfermagem. Brazilian Journal of Development, v.7, n. 5, p. 51962-5198, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30308. Acesso em 04 abr. 2023.

SILVA, Joselma; GOULART, Ilsa do Carmo Vieira; CABRAL, Giovanna Rodrigues. Ensino remoto na educação superior: impactos na formação inicial docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 16, n. 2, p. 407–423, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14238. Acesso em 04 abr. 2023.

SOUZA Flávia dos Santos Lugão de; HANZELMANN, Renata da Silva; PASSOS, Joanir Pereira. O estresse em acadêmicos de enfermagem no ensino clínico: uma pesquisa integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v.12, n. 9, p. e4157, 2020. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/4157. Acesso em 04 abr. 2023.

Publicado

2024-06-10

Cómo citar

LIMA DA SILVA, J. L.; DE ALMEIDA, G. L.; MESSIAS, C. M. ANSIEDADE ENTRE FATORES ASSOCIADOS AO ESTILO DE VIDA DE ACADÊMICOS NA PANDEMIA DE COVID-19. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 33, n. 1, p. 45–57, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2024.45667. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/45667. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS